WRC, Jari-Matti Latvala mete o dedo na ferida: “é no custo dos carros que têm de cortar”

Por a 8 Fevereiro 2023 09:10

A FIA e o Promotor do WRC já identificaram o principal problema de que padece atualmente o Mundial de Ralis no topo da pirâmide, os Rally1, os custos são demasiado altos face ao retorno dado pela modalidade e nas regras deste ano a FIA incluiu ‘pensos rápidos’ para feridas demasiado grandes. Entre outras pequenas coisas, diminuiu os dias de testes de 28 para 21 e Jari-Matti Latvala não deixou nada por dizer e meteu o dedo bem fundo na ferida: “estão a tentar economizar pelos meios errados. Se querem economizar a sério, é no custo dos carros que têm de cortar”, disse Latvala à imprensa antes do arranque do Rali da Suécia.

Segundo Latvala, o efeito que tem a restrição dos testes no orçamento global da sua equipa é insignificante e isso não é diferente nas outras equipas, para além de que estas já estão a usar meios ainda mais caros para ultrapassar a questão: participam em ralis nacionais com traçados semelhantes aos das provas do Mundial. E isso não falta em lado nenhum.

Há muito que se tem tocado cada vez mais na mesma tecla: há que baixar os custos para os adequar ao retorno, porque ir pelo caminho do retorno é algo que leva tempo e não há forma do fazer da noite para o dia. Tendo em conta que esta era de Rally1 está prevista a três anos, antes que se faça algo um pouco diferente, é agora que tem de se pensar no que se vai fazer, porque o problema continua o mesmo: o risco de perder equipas é muito maior do que a possibilidade de chegarem novas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
hellrun
hellrun
1 ano atrás

A FIA e o promotor estão numa de avestruz. Quando dermos por ela estamos sem equipas oficiais. Competência e visão, precisam-se.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado