WRC, Elfyn Evans: ´Tormentas’ quase dobrado, ‘Boa Esperança’ pela frente…

Por a 25 Junho 2025 12:26

Elfyn Evans acredita que tanto ele como a sua equipa Toyota estão em melhor posição para a próxima prova, o Rali da Grécia, apesar de um fim de semana difícil no Rally da Sardenha, onde terminou em quarto lugar.

E ainda mais nas duas provas seguintes, a Estónia e Finlândia, em que a posição na estrada não é tão penalizante quanto as que se realizaram até aqui.

Na Sardenha, embora o resultado não fosse motivo para grandes comemorações, foi um exercício vital para limitar os danos. Evans viu a sua liderança no Campeonato Mundial de Ralis da FIA reduzida de 30 para 17 pontos após a vitória de Sébastien Ogier, mas evitou o azar que se abateu sobre vários dos seus rivais.

«Não foi assim tão mau», refletiu Evans na chegada. «Provavelmente perdi alguns pontos, mas no final não foram muitos. No final das contas, podemos ficar satisfeitos por ter chegado ao final – o que foi difícil nesse fim de semana.”

Por outro lado, a aproximação de Ogier no campeonato vai esbater-se porque o francês já assegurou que não vai disputar todo o restante campeonato. Pelo menos é isso que tem dito reiteradamente. “Seb pode tentar, com certeza”, disse Evans. “Mas só ele sabe se quer.”

Evans enfrentará agora um desafio igualmente difícil neste EKO Acropolis Rally Greece (26 a 29 de junho), onde está pronto para abrir a estrada mais uma vez. Ele não tem ilusões sobre a magnitude dessa tarefa – ou sobre o quão imprevisível ela pode ser.

«A Grécia também será extremamente difícil de abrir, mas ainda não sabemos como estarão o tempo e as condições, por isso não vamos falar cedo demais. É sempre um pouco uma lotaria – e a Grécia é ainda mais difícil em termos de furos e todo esse tipo de coisas. Por isso, não se pode dar nada como garantido neste desporto.»

Ainda assim, a Sardenha não foi isenta de aspetos positivos. Depois de ter lutado para encontrar um equilíbrio seguro com o seu GR Yaris Rally1 em Portugal, Evans deixou Olbia encorajado pelos progressos alcançados.

O Seb pode ir em frente, sem dúvida. Mas só ele sabe se quer. É essa a questão.

«Esse é um aspeto que me deixa feliz – os progressos que fizemos ao longo do fim de semana. Estamos definitivamente em uma posição melhor com o carro agora do que estávamos no início, e isso é pelo menos positivo para o futuro.”

Quando questionado se estava ansioso por eventos mais tradicionais de alta velocidade em terra que acontecerão já a seguir no calendário, como o Delfi Rally Estonia e o Secto Rally Finland, ele sorriu: “Um pouco, sim.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado