WRC, Balanço de ‘meia-época’: Hyundai Motorsport

Por a 14 Julho 2023 16:31

A trágica perda de Craig Breen dominou, compreensivelmente, a primeira metade da temporada de 2023 do Campeonato do Mundo de Ralis da Hyundai Motorsport. O irlandês tinha regressado ao construtor coreano e imediatamente fez sorrir as pessoas com um excelente segundo lugar no Rali da Suécia.

A reação da Hyundai e de toda a comunidade do WRC foi uma manifestação de pesar e amor por tudo o que Craig Breen representava. Os seus companheiros de equipa, Thierry Neuville, Esapekka Lappi e Dani Sordo, estavam determinados a cumprir o seu dever em seu nome.

A saída de Neuville da liderança no segundo dia na Croácia foi difícil de aceitar para o belga. Ele queria esta vitória para ‘oferecer’ a Breen. Essa vitória veio na Sardenha e foi merecida e conquistada com muito esforço.

Desde que iniciou a geração Rally1 no topo de 2022, o Hyundai i20 N Rally1 é quase uma ‘case-study’.

Tem o ritmo necessário para vencer ralis e desafiar a atual campeã Toyota em qualquer lugar e em qualquer superfície. Mas não o faz, maioritariamente por causa da fiabilidade.

O Autosport sabe que há duas formas de desenvolver um Rally1, bem como a maioria dos carros de ralis.

Pode-se fazer um carro extremamente rápido sem olhar a mais nada. Ou pode-se desenvolver um carro em que o equilíbrio e a performance são algo que não permite compromissos. Sem chegar ao fim nenhum carro vence ralis. E esse tem sido o problema da Hyundai. Muito mais em 2022, menos em 2023, mas ainda com coisas a evitar que tenham ganhado mais vezes.

A equipa foi reforçada em termos de pessoal. Após a chegada de Lappi a um programa a tempo inteiro, Cyril Abiteboul assumiu o cargo de chefe de equipa e, mais recentemente, François-Xavier Demaison seguiu o seu compatriota francês para fora da Fórmula 1 e para o Campeonato do Mundo de Ralis.

Ainda mais recentemente, Teemu Suninen foi colocado num terceiro i20 de fábrica para os próximos dois ralis na Estónia e na Finlândia. Com dois finlandeses a enfrentarem a terra mais rápida da época, a segunda metade da época da Hyundai pode prosseguir de forma mais emocionante.

O que é que é possível? Mais vitórias em ralis, com certeza – e elas precisam de vir rapidamente se o fabricante coreano quiser repetir os títulos que ganhou em 2019 e 2020. Mas pelo que se viu até aqui, muito tem que mudar em termos de fiabilidade. Tomara à Hyundai ter a mesma segunda metade da época que teve o ano passado. Só que nessa altura a Toyota já nada precisava arriscar e mesmo assim venceu os dois campeonatos por larga margem. Este ano as coisas estão (pouco) mais equilibradas, pelo que, pelo menos, podemos esperar ralis mais competitivos até ao fim do ano. Vamos ver o que é capaz da Hyundai…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado