WRC50, Rali do RAC 1980: Henri Toivonen, os nervos de uma jovem estrela


No final da década de 70, surge no panorama internacional um jovem chamado Henri Toivonen.

Filho da velha glória Pauli Toivonen, Henri começou por destruir alguns Citroen CX 2400 antes de rumar à Talbot para conduzir um Sumbeam Lotus de Grupo2 e chegar à liderança do Rali RAC de 1980.

Quando o finlandês percebeu que estava no comando da prova britânica, entrou literalmente em pânico, já que tinha atrás de si um dos seus mestres, Hannu Mikkola.

À chegada ao País de Gales, Toivonen ia tão nervoso que efetuou um pião logo no primeiro troço, depois de se ter atrapalhado com os pés.

No final da classificativa, soube que Mikkola fizera um pião exactamente no mesmo sítio, ganhou confiança e arrancou para uma vitória histórica por 4m36s após 70 troços. Com 24 anos de idade e 86 dias, permaneceu durante muitas décadas como o mais jovem vencedor do rali do WRC, com um seu recorde que só seria batido quase 30 anos depois por Jari-Matti Latvala, um dos seus maiores fãs…

Antes, o nono lugar no Rali Lombard RAC de 1978, num Chrysler Avenger – que levou o número 44 nas portas – foi suficiente para ganhar um lugar para o jovem finlandês a bordo da Ford’s Team Total Oil Escort RS1800, na série britânica de 1979.

Apesar de ter obtido alguns resultados impressionantes, foi deixado de fora, quando a Ford suspendeu o seu envolvimento de fábrica.

Uma nova oportunidade apresentou-se, contudo, quando a PSA Group deu a Toivonen uma oportunidade com uma campanha mista a bordo do seu Talbot Sunbeam Lotus para 1980. Juntamente com eventos britânicos e finlandeses, essa campanha incluiu provas seleccionadas no WRC.

A falha num eixo em Portugal e um acidente nos 1000 Lagos foram duas deceções para Henri Toivonen. Quinto em Sanremo, depois de ter suplantado o companheiro de equipa Guy Fréquelin, foi um ponto de viragem, mas foi no RAC Lombard de 1980 que Toivonen realmente atingiu o estrelato.

FOTO Gettyimages

Ativar notificações? Sim Não, obrigado