Rali da Grã-Bretanha, George Black: “Com o Ogier, nem discuto…”

Por a 26 Outubro 2017 11:18

Quando a FIA publicou as regras do WRC 2017, e depois de se ter ficado a saber que os carros passariam a ser significativamente mais potentes, e ao mesmo tempo impôs novas restrições à utilização de pneus nas provas muitos passaram de imediato a achar que o novo fator de definição dos resultados das provas seria o desgaste dos pneus.

Por isso, e quase com a época a terminar, falámos com George Black, consultor da M-Sport nessa área, que explica que esse fator não nasceu este ano: “Na verdade, as coisas não se alteraram muito a esse nível, embora tenham certamente tornado as coisas mais confusas. Em 2016 os pneus utilizados no shakedown saiam dos ‘sets’ previstos para o rali e este ano, recebemos quatro pneus extra para as mesmas três passagens obrigatórias. Aqui, o conflito está no facto das regras não referirem se os pneus devem ser macios ou duros, ou mesmo uma mistura de compostos. E em Espanha ainda houve um problema adicional com os pisos mistos” começou por explicar George Black, que explica também como o facto dos motores terem mais potência isso afeta o desgaste:

“Curiosamente o desgaste não é tão mais acentuado quanto o que pensávamos inicialmente e isso deve-se à aerodinâmica, pois os carros têm mais aderência e consequentemente as rodas patinam menos e é aí que os pneus se desgastam mais. Portanto, não houve uma mudança dramática no desgaste de pneus. É muito menor do que pensávamos.”

Outro ponto curioso é se foram utilizados muitas vezes compostos mistos nos troços?

“Sim, algumas vezes, especialmente nós na M-Sport, devido à posição na estrada dos nossos pilotos (ndr, que foi quase sempre à frente, tanto Ogier como Tanak). Ser o primeiro carro na estrada nos ralis de terra é sempre complicado portanto tivemos que utilizar compostos mistos de modo a tentar encontrar mais aderência que os pilotos mais atrás, que apanhavam a estrada bem mais limpa. Por exemplo na Alemanha o Tanak venceu o rali porque escolhe bem os pneus na sexta-feira, à chuva, quando todos os outros estavam um pouco nervosos com o que tinham para fazer. Esse foi o ponto decisivo do evento. Misturar compostos faz-se para ganhar uma vantagem imediata, muito mais do que ser claramente a melhor das opções. Pode, ou não, ser…”

E o que Ogier trouxe para a equipa? Como mudou a vossa vida depois dele ter chegado?

“A minha não mudou nada, e não me é fácil quantificar algo dessa forma. Acho que com a experiência que ele tem, já traz consigo o plano todo, na sua cabeça. Assim que termina os reconhecimentos ele já tem o plano todo traçado, e diz logo como quer gerir os pneus. Como costume, guarda para ele e só quando estamos prestes a montar os pneus no carro é que ele diz que quer isto e quer aquilo. Eu nem discuto com ele, ele sabe sempre quais são as boas escolhas e sabe fazê-las bem…”

Que segredo é que ele (Ogier) tem? Parece ser o piloto que melhor poupa os pneus…

“Penso que o segredo está na forma como ele gere o conjunto de pneus que tem disponíveis para toda a prova em termos gerais e como gere os quatro, cinco ou seis pneus que leva para um ronda de troços. Quando ele toma a decisão, está confiante que sabe o que vai fazer com os pneus. E isso é algo que nos apercebemos quando ele diz, quero isto, quero aquilo, e depois vês que resulta.

O Ott (Tanak) segui o que faz o Ogier ou não?

“Não, ele tem as suas próprias ideias. Sem dúvida.”

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado