Rali da Acrópole arranca em Atenas com super especial e nova base em Loutraki

Por a 14 Maio 2026 17:32

Prova do WRC abre com duelo lado a lado na capital grega e muda centro operacional após cinco anos em Lamia

O EKO Acropolis Rally Greece 2026 vai arrancar com uma super especial urbana em Atenas, disputada no Ellinikon Sports Park, e apresentará uma profunda reformulação logística e desportiva, com a transferência do parque de assistência para Loutraki. A prova, oitava ronda do Mundial de Ralis, decorre entre 25 e 28 de junho e abrirá com uma classificativa em asfalto de 1,86 quilómetros, em formato dual, com dois carros em competição simultânea.

A organização confirmou que a super especial de quinta-feira, 25 de junho, será de acesso gratuito ao público e marcará o primeiro grande evento acolhido pelo novo complexo desportivo do Ellinikon, na costa da Ática. A escolha dá à prova uma abertura de forte impacto mediático na capital antes da entrada nos troços de terra que fizeram do Acrópole uma das etapas mais duras do calendário do WRC.

Prova muda de base e alarga rota

A edição de 2026 assinala uma mudança de rumo no chamado “Rali dos Deuses”. Após cinco anos sediado em Lamia, o parque de assistência será instalado em Loutraki, na Escola de Engenharia do Exército Helénico, junto ao mar.

A partir daí, o percurso levará as equipas pela Ática, Peloponeso e Grécia Central, combinando sectores clássicos com troços novos ou recuperados.

Entre as novidades do itinerário, Arcadia regressa pela primeira vez em quatro décadas. O traçado inclui ainda Parnassos Mt, Menalo Mt, Kolines, Kefalari e uma versão revista de Gymno.

Travessia de ferry reforça identidade da prova

Um dos elementos mais distintivos desta edição surgirá logo após a superespecial inaugural, com a transferência das equipas de Corinto para Itea por ferry, numa solução que acrescenta uma dimensão singular ao percurso e reforça a ligação da prova à geografia e à linha costeira gregas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis