Porque um Rally1 perdeu para um Rally2 no Rali do Ártico?

Por a 2 Fevereiro 2025 17:43

O Rali do Ártico pode ter clarificado uma questão que é importante para a caravana do WRC, embora a questão possa ser olhada de várias perspetivas: os novos pneus de neve da Hankook.

Uma coisa é certa, sejam ‘bons’, ou nem por isso, na neve do Rali da Suécia, a verdade é que vai ser igual para todos e essa é uma das vantagens dos fornecedores únicos de pneus.

No passado, como já existiu no WRC, vários construtores de pneus a lutar uns contra os outros, como por exemplo, sucede no Europeu de Ralis, muitas vezes o tipo de pneu era melhor num determinado contexto, do que noutro e isso fazia muita diferença nas provas, mas hoje em dia, como já referimos, no WRC é igual para todos.

Mas não deixa de ser muito curioso como Kalle Rovanperä, com o seu Toyota GR Yaris Rally1, tenha perdido o Rali do Ártico para Tuukka Kauppinen, num Toyota GR Yaris Rally2, ao ser batido pelo jovem finlandês, no último troço, por cerca de 30 segundos, quando na primeira passagem por esse mesmo troço, Rovanpera tinha ‘dado’ 20.6s ao seu adversário.

A resposta pode, talvez, ser encontrada no facto da primeira passagem ter sido feita sem queda de neve e a segunda com a queda de muita neve, ao ponto da diferença ser de mais de um minuto entre as duas passagens, comparando os pilotos que venceram os troços.

Olhando somente para Rovanpera, fez 15m29.9s na PEC 10 e 17m10.9s na segunda, 1m41s de diferença.

O que pode justificar tanta diferença, que foi de 40 segundos nos Rally2 quando se sabe que não teve problemas? Os pneus.

Sabe-se que os pneus do WRC usam pregos mais curtos dos que os Michellin e Pirelli do campeonato finlandês, isso é parte da explicação, mas 1m41s de diferença é muito e quando a imprensa finlandesa, o Rallyjournal, perguntou a Rovanperä se o pneu com pregos da Hankook é demasiado lento para um carro de Rally1, Rovanpera escusou-se a responder…

Voltamos a dizer, são iguais para todos, mas se nevar muito na prova sueca os concorrentes não vão ter vida fácil…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado