Morreu Hannu Mikkola
O mundo dos ralis foi esta madrugada abalado com a morte de um dos seus ‘grandes’: morreu Hannu Mikkola, tinha 78 anos, um dos pilotos que melhor, se não o melhor, personificou os míticos ‘finlandeses voadores’. Obteve 18 vitórias no Mundial de Ralis, foi Campeão do Mundo de Pilotos em 1983, com a Audi e o Audi Quattro e brilhou também com os Ford Escort MK1, MK2, antes com o Peugeot 504, Mercedes 450 SLC, Toyota Celica. As últimas vezes que o vimos fazer o que melhor sabia foi como carro zero em 2017 no Lake Superior Performance Rally, com o Ford Escort RS 1800 MKII, carro com que algum tempo antes tinha marcado presença no Eifel Rallye Festival. Até sempre, e obrigado por tudo o que nos deste como adeptos dos ralis.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Descansa em paz CAMPEÃO
Como bem diz o texto : “Um dos seus grandes” Isto é tudo, não precisa dizer mais nada.
Desapareceu um icon… Pelos diferentes carros que conduziu, contribuindo pela paixão que ganhei p’los ralis (Peugeot 504 “Sedan” em Africa, o MkI que venceu o Londres – Mexico 1970 etc…) Conversei com ele junto de um MkII “Castrol”, numa pequena assistência na estrada do Autódromo do Estoril durante os treinos para o Rali de Portugal… não me lembro de todo da conversa, mas marcou-me!
Um nome incontornável que nos deixou. Obrigado por tudo!!! (quem esteve naquela célebre noite de Sintra, nunca esquecerá!)
Agora tenho ainda mais pena de não ter estado…
Eu estive!! Que loucura! Aliás nesses anos acompanhei o rally pelo país todo, com um grupo de amigos. Que saudades. Tenho umas fotos top, vou à procura para publicar aqui ou no Twitter.
Grande “Micóla” como dizíamos na altura!!
Também estive na inolvidável ‘Noite de Sintra de 1978’ e como torcedor da Ford e do Hannu Mikkola, foi com grande tristeza que o vi perder o primeiro lugar que tinha conquistado na penúltima classificativa (Peninha-4) depois de, no último troço (Sintra-4), ter tido uma ligeira saída de estrada ainda antes de ter iniciado a descida da rampa da Pena, local onde eu me encontrava. Tive oportunidade de o fotografar para uma entrevista publicada aqui no ‘AutoSport’ há três anos quando se deslocou ao Autoclássico na Exponor para a habitual prova tipo Slalom que ali se realiza aquando do certame… Ler mais »
Fiquei a saber hoje ao ver a Pec 4 do Rali do Ártico na sua Finlândia natal.
Noticia triste de um piloto com uma forte relação com o nosso Rali.
Que descanse em paz.
Post Scriptum – Bela galeria de fotos Hannu Mikkola/Rali de Portugal AutoSport.
GRANDE piloto. GRANDE homem.
RIP
felizmente tive oportunidade de o ver muitas vezes, desde a grande noite de Sintra 78 (estava um frio do c****** mas valeu a pena…) até outras grandes exibições como a estreia do Audi Quattro como carro número 0 no rali do Algarve, onde na altura se discutia o titulo europeu de ralis, e onde acabou com meia hora de vantagem para o segundo classificado. Há algum tempo li uma entrevista do Walter Rohrl que contava a enorme admiração por um “tipo” que era “só” campeão do mundo e que se deu ao trabalho de lhe explicar, quando ele ingressou na… Ler mais »
Viva,
Só uma pequena correcção; como carro 0 no Rali do Algarve ele terminou com meia hora de vantagem mas para o primeiro classificado e não para o segundo até porque, como carro 0, não estava a competir na prova.
Cumps.
Tem toda a razão! O Audi do Hannu Mikkola não fazia sequer parte da lista de inscritos.
Obrigado pela correção
Cumps