Kalle Rovanpera: O próximo capítulo…

Por a 7 Dezembro 2023 11:33

O recém-coroado bicampeão mundial de ralis lançou uma bomba quando anunciou que iria regressar a um programa a tempo parcial no próximo ano. O que se segue para Kalle – e para o desporto?

Fazendo uma pausa

Tal como Max Verstappen na Fórmula 1, Kalle Rovanpera é um talento natural único numa geração. Conduz carros de rali desde que se lembra, mas ainda só tem 23 anos. Ao longo do seu percurso, bateu recordes: o mais jovem vencedor de ralis, o mais jovem campeão de ralis e agora o mais jovem bicampeão de sempre. Tem o mundo a seus pés e as chaves do melhor carro de ralis do sector, olhando para os números – o Toyota Yaris WRC – no seu bolso. Mas, por agora, quer pendurá-las de vez em quando. O jovem finlandês lançou recentemente uma bomba no mundo dos ralis ao anunciar que só vai disputar um programa a tempo parcial em 2024. O que é que o levou a tomar esta decisão? “Acho que já a tinha em mente há algum tempo”, disse Kalle. “Por isso, é claro que foi uma grande decisão, mas também foi muito bem pensada. Estou confiante com a decisão e tenho a certeza absoluta de que é a correta.”

A vida de um piloto moderno do WRC

No final, Rovanpera tem estado a competir sem parar há mais de uma década, apesar da sua tenra idade, e os ralis já não são o que eram. “O desporto mudou bastante com os vídeos. Toda a gente conhece tão bem as especiais através dos vídeos que é preciso vê-las, por isso, a partir de segunda-feira não temos tempo para nada. Nem sequer saímos para jantar”.

Para aqueles que se perguntam sobre o que Kalle está a falar, os vídeos não são da Netflix, HBO, Amazon Prime, Disney, Skytime ou Apple TV, infelizmente para ele. Em vez disso, Kalle Rovanpera está a falar dos vídeos dos troços feitos dentro do carro, captados durante os reconhecimentos. Existem regras rigorosas sobre o número de vezes que é permitido percorrer troços antes do evento, para que ninguém ganhe uma vantagem injusta. Mas não há regras sobre a frequência com que se pode ver os vídeos que se filmam enquanto se faz o reconhecimento. E assim, a vida de um piloto de rali moderno reduz-se a uma espécie de dia da marmota a alta velocidade: acordar, conduzir em troços, ver vídeos dos troços, comer, dormir, repetir. “Acabamos por dormir apenas quatro ou cinco horas por noite, temos sempre serviço de quartos e, durante toda a semana, não temos tempo para mais nada; é demasiado intenso”, salienta Rovanpera.

“Penso que este é o maior problema neste momento. Acho que o horário, o timing e os vídeos, além disso, não estão a funcionar muito bem. E quando estamos cansados, não é agradável. E temos de nos divertir, senão qual é o objetivo?”

Ficar de lado

Uma das coisas que Kalle vai fazer com o seu novo tempo livre é um pouco mais de drifting. No fundo, é essa a essência de todos os pilotos de rali: o gosto pelas grandes derrapagens. “Sempre gostei de drifting, mesmo antes de começar a ser mais popular”, diz Kalle. “Sempre pensei, quando vi o drifting, que seria bom para mim, que se adequaria bem a mim. Acho que experimentei pela primeira vez em 2017 e 2018 e tenho adorado desde então.”

Tendo o desporto sido inventado no Japão (quem se lembra do “Tokyo Drift”?), é de certa forma um destino que Kalle tenha acabado na Toyota: o seu compromisso para com o fabricante mantém-se inalterado, apesar do seu afastamento das luzes da ribalta, e acaba de assinar um contrato de vários anos. “É uma equipa fantástica que me apoia e onde me sinto completamente em casa”, salienta. “Espero ficar lá por muito tempo.”

Futuro nas pistas?

Mas não será apenas nos ralis. Kalle também vai fazer algumas corridas de circuito: algo que lhe tem interessado cada vez mais, o que até o levou a vir dar uma vista de olhos no Grande Prémio de Abu Dhabi, que encerra a época. “Estou a planear fazer alguns testes, pelo menos, e espero fazer alguns eventos em corridas de circuito com a Toyota. É claro que o principal objetivo para o próximo ano será descansar e recarregar as baterias, mas também gostaria de experimentar”.

E, claro, os ralis vão sempre continuar: não só vai fazer o seu programa parcial de eventos do WRC, como Kalle também gostaria de fazer alguns outros eventos em diferentes campeonatos.

A Toyota revela o seu aguardado Yaris Rally2 no próximo ano, o que abre uma série de outras possibilidades na Europa e não só. E há também a possibilidade de alguns ralis clássicos no horizonte: Kalle já conduziu alguns dos carros que existiam na época do seu pai e gostou muito deles. O ano passado a recarregar baterias pode acabar por ser mais ocupado do que o previsto – mas não há nada mais relaxante do que fazer o que se gosta.

“Ter a oportunidade de experimentar algumas corridas e alguns ralis diferentes é muito fixe”, diz Kalle. “E isso vai definitivamente tornar-me mais forte no futuro.”

São muito más notícias para todos os outros.

Quem será o campeão de 2024?

Apesar de tudo, o tempo com a família e os amigos é o que Kalle mais vai apreciar no próximo ano. O seu ganho é definitivamente a perda do desporto, mas vai ser fascinante ver o que acontece no WRC sem ele como participante a tempo inteiro: um pouco como imaginar a Fórmula 1 se Max Verstappen de repente não estivesse lá.

De repente, a luta pelo título está totalmente aberta – mas será que isso coloca o colega de equipa de Kalle, Elfyn Evans (que terminou em segundo lugar no campeonato três vezes durante os quatro anos em que esteve com a Toyota) na pole position? “Talvez, mas Ott Tanak está a regressar à Hyundai e vai ser muito rápido. E há o Thierry Neuville, que também está sempre presente. Sinceramente, não sei”.

Ele não diz “e o problema também não é meu” – mas é provavelmente isso que está a pensar. Para Kalle, começa uma nova vida. Estará de volta ao WRC a tempo inteiro em 2025, ou pelo menos é esse o plano por agora, mas muita coisa pode mudar em 12 meses.

Kalle diz que gostaria de testar um carro de F1 um dia. E como a Toyota parece ter alguns laços com a McLaren recentemente (graças ao facto de o piloto de fábrica da Toyota, Ryo Hirakawa, ter sido nomeado piloto de reserva da McLaren), pode não ser uma grande surpresa ver Kalle a experimentar mais potência do que aquela a que tem estado habituado nos ralis recentemente. Aconteça o que acontecer, 2024 vai ser um ano emocionante para o Mozart das especiais.

FONTE: Racing Spot by Pirelli

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