WRC: Pirâmide dos Ralis com novos detalhes

Por a 5 Dezembro 2019 14:28

A FIA pensou numa nova estrutura para o WRC, que seja mais facilmente percetível por todos os envolvidos neste fenómeno dos ralis. A ideia é uma pirâmide de cinco níveis, em que o topo são os atuais WRC e a base os pequenos R1. Pelo meio, os R2, os novos R3 (4X4), e finalmente os atuais R5.

No comunicado oficial da FIA após o Conselho Mundial foi anunciado que o primeiro projeto de regulamento de homologação, que está previsto entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2021, foi fornecido ao Conselho Mundial da FIA para apreciação, preenchendo-se assim a informação sobre o que faltava para a futura pirâmide de cinco níveis dos ralis.

O atual WRC passará a denominar-se Rally 1, novamente os carros de topo do desporto. A Rally 2 será a atual categoria onde estão inseridos os R5, a Rally 3 está reservada para os carros de ralis de tração às quatro rodas com menos performance, e a carros desenvolvidos por preparadores, ao invés de Construtores. Está aberta a carros com cilindradas entre 927 cc e 1620 cc, mas a potência será controlada por restritores, cujos detalhes ainda não foram divulgados. A Rally 4 é concebida com base nos atuais R2 e o por fim o Rally 5, baseia-se nos atuais carros da classe R1.

A futura estrutura dos ralis

Rally 1

É o topo da pirâmide, são os carros da geração atual (pós-2017). A partir de 2022 denominam-se Rally 1.

Rally 2

Como o nome sugere, o Rally 2 torna-se o segundo nível dos ralis, a nova ‘casa’ para os carros R5, antigos e atuais.

Rally 3

Será o novo carro de ralis da FIA, de baixo custo mas tração às quatro rodas. A ideia da FIA passa por aproveitar os R2 atuais e ‘meter-lhes’ um diferencial traseiro, de modo a ficarem com tração total, sendo esta a versão resumida da questão, claro, pois não é necessário usar só os R2 que já existem, podendo aparecer novos. Crucial para esta nova classe é o custo do carro, que a FIA diz que tem de ser inferior a € 100.000.

Isto irá oferecer aos ‘gentleman drivers’ a oportunidade de desfrutar da tração às quatro rodas no WRC, ao mesmo tempo que oferece uma solução com um bom custo/performance, para os pilotos que pretendam evoluir das duas para as quatro rodas motrizes.

Rally 4

Conhecido neste momento como R2, esta é a especificação dos carros que competem no WRC Júnior. Os motores não turbo podem ter 1600 cc de cilindrada, mas o Fiesta R2 da M-Sport mantém um motor de um litro, que oferece cerca de 200cv. Suspensão e travões são mais desenvolvidos num carro que custa cerca de 75.000€.

Rally 5

Os carros R1 atuais, como por exemplo o Ford Fiesta R1 da M-Sport, que oferece cerca de 150cv a partir de um motor turbo de um litro (pode ser motor atmosférico até 1400cc). Caixa de velocidades sequencial, suspensão melhorada, mas com motores e travões de série. O custo destes carros está fixado em valores que rondam os 40.000€, e será a forma mais barata de entrar nos ralis do mundial.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado