Tudo ou nada para o Europeu de Ralis
O ano em que agora entrámos é absolutamente decisivo para o Campeonato Europeu de Ralis, já que está prevista a entrada na competição de várias marcas com os novos R5, e esse será o melhor argumento para que a competição promovida pelo Eurosport prove definitivamente a sua valia no panorama internacional da modalidade
O ERC surgiu reformulado em 2013 mas a nova competição foi afetada pela entrada em declínio dos S2000, com várias marcas que haviam apostado neste tipo de viaturas a desinteressarem-se da competição, bem como pelo evidente desequilíbrio entre S2000 e RRC. Apesar disso e do flagrante domínio da Skoda e Jan Kopecky, o campeonato revelou algum interesse e mesmo grande emoção nalguns dos eventos, mas agora com a chegada faseada das novas viaturas R5, espera-se que o ERC readquira o protagonismo que outrora deteve o IRC na fase áurea dos S2000 e que permitiu aquela forma ser escalão de promoção a muitos dos valores seguros do atual WRC.
A Skoda não deverá estar agora presente com a força de épocas anteriores. Para a marca checa este será o ano de compasso enquanto não chega o novo Fabia R5 e a marca que mais forte deverá apostar nesta fórmula é a Peugeot. M-Sport e Citroën deverão ter presença mais discreta nesta competição.
O ERC deverá ser o campeonato em que os pilotos privados em melhores condições poderão equiparar-se aos oficiais, anulando pelo talento a limitação de meios com que sempre são brindados. Nesse sentido serão muitos os concorrentes a militar nesta fórmula com reais possibilidades de chegar aos triunfos, ocasionalmente nas provas disputadas nos seus países ou em pequenos programas em zonas próximas daquelas em que costumam competir, e até mesmo, quiçá, a lutarem pelo título absoluto.
Várias novas competições
A série proposta pelo Eurosport sofreu várias alterações regulamentares e passa a propor várias novas competições e categorias. As duas grandes novidades de 2014 são a introdução dum campeonato de marcas para o qual pontuam os dois melhores pilotos classificados com um modelo dum construtor e também a criação dum troféu júnior. Neste escalão apenas podem competir pilotos com menos de 25 anos em viaturas da categoria R2 em que os pneus são fornecidos por uma única marca e cujo campeão terá como prémio a participação com um R5 nalgumas provas do ERC 2015. As provas pontuáveis para este campeonato serão as realizadas na Letónia, Irlanda, Portugal, Bélgica, Rep. Checa, Suíca e França.
Para além disso, os promotores do campeonato entenderam por bem criar os ERC Masters, uma competição que visa premiar os melhores em cada uma das superfícies encontradas ao longo do ano. Com um sistema de pontuação semelhante ao do campeonato absoluto, o Ice Master será aquele que recolher mais pontos na Áustria, Letónia e Roménia, o Gravel Master o mais pontuado nos ralis disputados na Grécia, Açores, Estónia e Chipre e o Asphalt Master o mais eficiente na Irlanda, Bélgica, Rep. Checa, Suíca e França.
Ao nível técnico e da contenção de custos, o limite de pneus utilizáveis em cada um dos eventos desceu para 20 e chegou a ser ponderada a utilização de combustível comercial mas esta opção não seria adotada pois reduziria significativamente a durabilidade dos motores das viaturas. Essa desvantagem assumiria ainda proporções maiores nas novas viaturas R5 pois, a nível de exemplo, a durabilidade do motor do Ford Fiesta R5 desceria dos previstos 2 000 para uns menos económicos 1.600 km de utilização competitiva.
HORÁRIO
Dia 1
Sábado, 4 de janeiro
Partida 06h20
PE 1, Pierbach 1 (18,99 km) 07h11
PE 2, Liebenau 1 (10,22 km) 08h14
PE 3, St. Oswald 1 (8,30 km) 09h00
Assistência A 09h53
PE 4, Pierbach 2 11h04
PE 5, Liebenau 2 12h07
PE 6, St. Oswald 2 12h53
Assistência B 14h06
PE 7, Pregarten 1 (8,76 km) 14h53
PE 8, Schonau/St. Leonhard 1 (22,93 km) 15h36
Assistência C 17h00
PE 9, Pregarten 2 17h47
PE 10, Schomau/St. Leonhard 2 18h30
Assistência D 19h39
Dia 2
Domingo, 5 de janeiro
Assistência E 06h00
PE 11, Gutau 1 (8,27 km) 06h43
PE 12, Unterweissenbach 1 (12,54 km) 07h40
PE 13, Arena Konigwiesen 1 (7,79 km) 08h15
Assistência F 09h50
PE 14, Gutau 2 10h38
PE 15, Unterweissenbach 2 11h35
PE 16, Arena Konigwiesen 2 12h10
PE 17, Bad Zell/Tragwein/Aisttal 1 (25,00 km) 13h00
Assistência G 14h13
PE 18, Bad Zell/Tragwein/Aisttal 2 15h20
Reagrupamento 16h18
Pódio 16h28
Nota: Hora de Lisboa
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI