Ricardo Teodósio: “Finlândia? Só queria mais dois dias de rali!”

Por a 22 Julho 2013 16:08

A semana e meia do Rali da Finlândia, recordamos hoje a participação de Ricardo Teodósio e Paulo Primaz, nesta prova, em 2006, numa estreia com uma prestação bastante positiva que se saldou por um 31º lugar, correspondente à 13ª posição entre os carros de Produção. Numa prova bastante diferente das a que estava habituado não faltaram à equipa que estreou o Mitsubishi Lancer Evo IX preparado pela Gatmo peripécias e momentos de aflição, mas depois de um rali feito de trás para a frente, onde Teodósio recuperou 61 lugares, o sentimento de dever cumprido só podia deixar o piloto muito satisfeito. Assim, o balanço é necessariamente positivo: “penso que fizemos um bom rali e aprendemos muito, o que era o nosso principal objectivo. No final só posso dizer que só tive pena que o rali não tivesse mais dois dias ou então que os reconhecimentos tivessem sido feitos com três passagens e não apenas com duas pois, penso, que em qualquer desses casos, o resultado teria sido ainda melhor. Na verdade fomos apenas três segundos por quilómetro mais lento que os vencedores da Produção e nos últimos troços apenas dois, o que é bastante bom pois, por exemplo, a primeira vez que o Xavi Pons guiou aqui essa diferença era de quatro segundos!”.

Na primeira etapa, a equipa Teodósio Competições começou por enfrentar diversos problemas, depois de fazer o “brilharete” de obter o quarto tempo entre os carros de Grupo N na superespecial de abertura. Primeiro foi uma ficha de um dos injectores do motor que se soltou, depois partiu-se um tubo de óleo dos travões o que obrigou o português a fazer dois troços praticamente sem travões e a penalizar dois minutos, o que não o impediu de terminar na 52ª posição e 22º do Grupo N. Na segunda etapa, o piloto algarvio já se mostrou muito mais confiante, subindo 17 posições apesar de não ter evitado uma saída de estrada que afectou a direcção do Mitsubishi. Felizmente, a terceira etapa acabou por ser totalmente pacífica, com o Teodósio a aproveitar para conhecer ainda melhor o Lancer que deverá agora ser visto nas restantes provas do Nacional de Ralis. Para a história fica também a multa por excesso de velocidade (cerca de 115 euros) que a equipa não conseguiu evitar numa das muitas ligações que teve que percorrer. Mas, com um resultado tão positivo, quem é que quer ficar com más recordações?

“Chega a ser assustador!”

Um dos maiores problemas que Ricardo Teodósio enfrentou na sua estreia foi a adaptação às notas de navegação. Com velocidades nos reconhecimentos muito baixas e com um controle efectivo por parte das autoridades, o piloto não deixou de destacar que “às vezes chega a ser assustador passar em determinadas zonas pois num sítio que nos reconhecimentos passamos a 80 km/h na prova passamos a 160 km/h, o que acaba por significar que curvas que temos nas notas como sendo de terceira, se transformem depois em curvas de quinta. Por isso é que das primeiras para as segundas passagens foi possível melhorar muito os tempos já que, por exemplo, num local onde na primeira passagem atingi os 168 km/h, na segunda passei já a 183 km/h!”. Difícil é também avaliar “a velocidade de ataque de cada curva porque nunca sabemos bem se não vamos entrar demasiado depressa. O problema é que se travamos demasiado perdemos 20 km/h de velocidade de ponta na recta seguinte!”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado