Ricardo Moura voltou a sagrar-se Campeão de Ralis dos Açores depois de ter vencido o XXXII Rallye Além Mar Santa Maria no seu habitual Mitsubishi Lancer Evo IX. O triunfo na prova foi o quinto consecutivo da temporada para Moura que, com uma taxa de 100 por cento de sucesso no campeonato, conseguiu antecipar a conquista de mais um título, quando faltam ainda cumprir duas provas para o desfecho do campeonato.
Para não deixar qualquer tipo de dúvida, o campeão açoriano venceu as nove classificativas que delineavam a estrutura da prova, deixando Luís Rego a 50,8s, uma diferença que não espelha de forma real o duelo entre os dois pilotos uma vez que grande parte do tempo perdido por Rego aconteceu na Superespecial de abertura da prova devido a um erro.
Em bom destaque esteve Daniel Nunes que se estreou na prova insular e que chegou a rodar em segundo. Mas depois de não te resistido ao ascendente de Rego, o piloto continental do Lancer Evo VI foi obrigado a ceder a terceira posição e a contentar-se com o quinto posto após a cedência de uma transmissão que lhe ‘roubou’ involuntariamente mais de um minuto na derradeira especial.
Assim, o terceiro posto acabou nas mãos de Henrique Moniz que, com o Citroën C2 R2 Max, não teve qualquer dificuldade para se superiorizar entre os carros de duas rodas motrizes, enquanto José Paulo, em Lancer Evo VI, terminou em quarto.
Classificação
1º Ricardo Moura/Sancho Eiró Mitsubishi Lancer Evo IX 46m26,7s
2º Luís Rego/Carlos Magalhães Mitsubishi Lancer Evo IX a 50,8s
3º Henrique Moniz/Jorge Diniz Citroën C2 R2 Max a 2m21,9s
4º José Paula/Miguel Ribeiro Mitsubishi Lancer Evo VI a 3m23,2s
5º Daniel Nunes/Rui Raimundo Mitsubishi Lancer Evo VI a 3m59,2s
6º André Oliveira/Marco Oliveira Citroën Saxo Cup a 4m52,3s
7º Max Salvador/João Valente Citroën Saxo Cup a 5m16,2s
8º João Faria/João Melo Peugeot 206 RC a 6m44,7s
9º Paulo Renato/Márcio Martins Citroën Saxo Cup a 7m21,3s
10º José Sousa/Tatiana Puim Citroën Saxo Cup a 7m23,2s









