Rally Legends Luso/Bussaco: Mata Nacional dos ralis

Por a 6 Novembro 2022 18:53

Realizou-se no passado fim de semana o 6º Rally Legends Luso/Bussaco, prova que voltou a evocar os belos momentos vividos no ‘antigo’ Rali de Portugal naquelas classificativas da Serra do Bussaco.

Pedro Pereira Jr e Tiago Silva levaram o Peugeot 208 R2 à vitória

O Clube LusoClássicos voltou a levar à estrada uma prova que continua a ganhar elan nos ralis em Portugal. Mais do que uma competição, esta prova, tal como outras, preenche um vazio que se sente nos ralis em Portugal em que muita gente, com carros parados na garagem, tira-os de lá, nem que seja uma vez por ano para acelerar.

E quando a isso se junta belas classificativas como são as da zona, tudo se encaminha para um belo fim de semana de festa.

Foi para muitos, um pouco menos para alguns, já que este ano existiram situações menos boas, pelo que seria bom haver ainda mais exigência em detalhes que por vezes fazem muita diferença. O evento voltou a ter muito público na estrada, talvez um pouco menos que em 2021, e no essencial, foi um bom espetáculo.

Pablo Pazó foi segundo e deu espetáculo com o Talbot Sunbeam Lotus

Na parte desportiva o triunfo foi para Pedro Pereira/Tiago Silva (Peugeot 208 VTI), que bateram a espetacular dupla do Talbot Sunbeam Lotus de 1979, Pablo Pazó/Ezequiel Salueiro, que muito espetáculo deram na estrada.

Terceiro lugar para Nuno Mateus/Francisca Mateus (Mitsubishi Lancer evo VI) de 1998, que terminaram a mais de um minuto dos vencedores.

Grande destaque também para o fantástico Ford Escort MK II de Eugenio Gonzalez/Luis Comesana), que deram forte primazia ao espetáculo do que ao cronómetro, ficando certamente no pódio dos aplausos.

Até ao top 6 mais dois Mitsubishi, o de Paulo Barata/Joaquim Alvarinhas (Mitsubishi Lancer evo IX) de 2006 e o de António Nunes/Alexandre Lopes (Mitsubishi Lancer evo V) de 1998,

O Audi Sport Quattro S1 E2 foi um regalo para a vista mas um pouco de desilusão para os sentidos devido ao que Stewart Bowes/Brian Jukes não andaram. Ficaram pelo caminho, foi pena, porque este carro até parado impressiona.

Frank e Lauren Kelly deram grande espetáculo no super-’kitado’ Ford Escort MK2

De resto, a prova também sofreu com os problemas de Paolo Diana/Daniele Conti no seu Fiat 131 Abarth, lamentando-se também o acidente logo a abrir de Jorge Carvalho/Rodrigo Pinheiro, no seu novo Skoda Fabia S2000, um carro que foi uma pena os adeptos não verem durante o resto do rali.

De resto, uma boa lista de concorrentes, numa prova que está a fazer o seu caminho para se afirmar no cada vez mais concorrido meio dos Legends em Portugal.

Em termos desportivos, Jorge Carvalho (Skoda Fabia S200) liderava ao fim de dois troços, as super especiais de Mortágua, mas saiu de estrada no final da PE3, desistindo.

Pedro Pereira (Peugeot 208 R2) foi para a frente e não mais de lá saiu. ficou com 13.7s de avanço para o Ford Escort de Eugenio Gonzalez, mas depois, Pablo Pazó, junto espetacularidade à rapidez e foi recuperando tempo com o seu Talbot Sunbeam Lotus, terminando a 4.4s do vencedor.

Um dos problemas dos ralis ‘normais’ atuais é a falta de diversidade dos carros, e essa é também uma das razões pela qual estes ‘Legends’ tem grande acolhimento, pois sendo verdade que poucos trocam o que andam os Rally2, os carros de topo dos ralis em Portugal, há nestas provas concorrente que, andando muito menos entretêm os espectadores, dão espetáculo, e isso também tem valor.

Ver a ‘armada’ de Ford Escort é bom, mas também o Renault R8 Gordini de 1970 com as cores oficiais, o Datsun Violet GT do finlandês IIkka Kalmanlehto é muito interessante, os sempre espetaculares BMW.

Jorge Carvalho (Skoda Fabia S200) liderava ao fim de dois troços, mas saiu de estrada e desistiu

Pos. Nº Piloto/Navegador Carro Tempo/Dif.

  1. #70 Pereira Jr. Pedro/Silva Tiago Peugeot 208 R2 32m21.8
  2. #28 Pazó Pablo/Zequinini Talbot Sunbeam Lotus +4.4
  3. #56 Mateus Nuno/Mateus Francisca Mitsubishi Lancer Evo VI +1:02.2
  4. #23 González Eugenio/Comesaña Luis Ford Escort RS 2000 MKII +1:48.5
  5. #68 Barata Paulo/Alvarinhas Joaquim Mitsubishi Lancer Evo IX +2:09.7
  6. #55 Nunes António/Lopes Alexandre Mitsubishi Lancer Evo V +2:20.8
  7. #69 Coelho Leonardo/Gomes Filipe Renault Clio 4×4 Proto +2:30.5
  8. #38 Rei Fábio/Oliveira Sofia BMW 325i E30 +2:40.9
  9. #40 Prata Tiago/Henriques Gonçalo BMW 316i E30 +2:59.6
  10. #34 Silva Paulo/Fonseca Sandra BMW 325i E30 +3:18.2
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado