Rali de Portugal vale 78.718 milhões de euros

Por a 12 Julho 2007 16:08

O Vodafone Rally de Portugal, prova rainha do automobilismo foi o evento desportivo que gerou mais retorno em Portugal, depois do Euro 2004, segundo o estudo encomendado pelo Automóvel Club de Portugal ao Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve.

O impacto do Vodafone Rally de Portugal na Economia do Turismo e Imagem do Algarve e Baixo Alentejo 2007 potenciou o aumento do número de visitantes no Algarve e Baixo Alentejo e cumpriu o propósito de promover a região através da publicidade e cobertura pelos media.

O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, teceu os maiores elogios aos resultados do estudo afirmando que “estes valores são muito significativos e provam que os eventos são decisivos para a promoção turística e um instrumento eficaz para combater a sazonalidade. O Governo pode e deve continuar a apoiar iniciativas semelhantes”. Não deixando contudo de apelar às entidades privadas para que desempenhem o mesmo papel.

Carlos Barbosa, presidente do ACP, está, naturalmente, satisfeito com os resultados do impacto da prova e muito optimista em relação à questão do Vodafone Rally de Portugal voltar a integrar o campeonato mundial outra vez em 2008.

Relembramos que os objectivos propostos, ao nível do turismo e imagem, do Vodafone Rally de Portugal 2007 eram:

• Contribuir para criar uma imagem favorável do destino

• Expandir a tradicional época turística

• Aumentar a procura turística no destino

• Atrair visitantes domésticos e internacionais

• Aumentar os ganhos económicos no destino

O Rally de Portugal 2007 revela um excelente desempenho sobre a economia do turismo, valorização e projecção da imagem do destino e os números são a maior prova.

As despesas dos residentes, não residentes e organização totalizaram 42.952.650

Despesa Agregada (euros)

Residentes 1.254.339

Não residentes 39.945.917

Organização 1.752.394

Gastos totais 42.952.650

O valor económico indirecto associado à exposição do Rally atinge os 35.766.106 euros, quer pela exposição nacional valorizada pela CISION (2007) em 6.115.177 euros (todos os media), quer pela exposição internacional em 26.101.001 euros (considerando apenas TV).

Despesa (euros)

Directa (despesa) 42.952.650

Indirecta (imagem) 35.766.106

Total 78.718.756

Os públicos alvo deste estudo (adeptos residentes, não residentes e comunicação social) avaliaram de forma positiva os vários atributos do Rally que estavam em análise. Os seguintes destacam-se pela melhor média atingida:

• Infra-estruturas do Estádio Algarve

• Nível de espectacularidade alcançado pela prova

• Organização do evento

• Cumprimento das regras de segurança

• Media Centre

• Estrutura do Rally

Face às expectativas apresentadas a 17 de Janeiro de 2007 pelo CIITT/UALG, o valor total de 78.718.756 euros representa um impacto 2,8 vezes superior ao previsto. Na sua composição o acréscimo é muito forte na despesa directa, de 10.614.330 euros para 42.952.650 euros, isto é, 4,05 vezes mais, sendo também significativo nos impactos indirectos por valorização da imagem, previstos em 17.000.000 euros e realizados em 35.766.106 euros, isto é, uma multiplicação por 2,1 face às previsões iniciais.

Numa comparação com estudos de natureza semelhante embora com diferenciados graus de profundidade, verifica-se que o Rally de Portugal 2007 em termos de impactos directos ultrapassa largamente as estimativas efectuadas para o Rally da Irlanda de 2006 pela Universidade de Ulster, as quais se situam em 6,7 milhões de euros, ficando em paralelo com o Rally da Catalunha de 2006, cujo impacto económico directo foi estimado em 46,2 milhões de euros.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado