Rali de Portugal: Andrés Marieyhara venceu Peugeot Rally Cup Ibérica

Por a 21 Maio 2022 07:23

A dupla Andrés Marieyhara/Ariday Bonilla venceu a Peugeot Rally Cup Ibérica, prova inserida no Rali de Portugal. Num rali em que houve cinco trocas de comandante do longo dos dois dias, a competitividade voltou a estar ao rubro, tudo terminando com um vencedor inédito.

Foram Andrés Marieyhara/Ariday Bonilla quem subiu ao lugar mais alto do pódio no final do rali, os terceiros vencedores do ano, batendo Ernesto Cunha/Rui Raimundo, que ficaram a 25.6s, com Diego Ruiloba/Andrés Blanco em terceiro, já a mais de dois minutos. Dos treze carros à partida, apenas sete deles conseguiram regressar classificados à Exponor.

Líder da copa à entrada deste rali, a dupla Ruiloba/Blanco reduziu ao mínimo a perda de pontos, mantendo-se nessa posição, mas tendo agora um pouco mais perto a melhor das equipas portuguesas, Cunha/Raimundo. Entretanto, com a vitória aqui obtida, a dupla uruguaio-espanhola ascendeu à 3ª posição, assumindo-se como reais candidatos ao Grande Prémio que está reservado para os Campeões de 2022

Depois de um rali demolidor, composto por sete especiais tradicionais e mais duas super especiais, uma a abrir e outra a fechar a contenda, festejou-se a vitória de Andrés Marieyhara / Ariday Bonilla. Após um rali repleto de indefinições, fruto das constantes alterações nos nomes dos ocupantes do primeiro lugar, a dupla do 208 Rally4 #95 era o espelho de um enorme cansaço, mas também de um extremo contentamento pelo resultado alcançado.

“Estamos naturalmente felizes com este resultado, que conseguimos depois de um dia muito complicado, em especial nos troços da manhã, com muito pó a manter-se no ar. À tarde a dificuldade adveio do estado dos troços, ainda mais destruídos depois de duas passagens”, referiu o uruguaio Andrés Marieyhara: “sabíamos que tínhamos de aguentar e foi isso que fizemos, eu e o Ariday, levando um carro que aguentou tudo o que dele pedimos e nos deu esta alegria, que quero partilhar com toda a equipa, patrocinadores, amigos e familiares”.

Destaque-se outro ponto alto da prova do piloto do Uruguai, o único não ibérico da copa, ele que iniciou o dia de hoje no 13º e último lugar da copa, após ontem ter sido o menos rápido na Super Especial de Coimbra, para vir a terminar vitorioso, numa prestação de relevo. A acompanhá-lo outro vencedor, o espanhol Ariday Bonilla.

Em termos competitivos, o rali pautou-se pelas lutas pelas diversas posições. Seis pilotos conseguiram pelo menos uma vitória em troços: Hugo Lopes na ES1 e ES5, Raúl Hernández na ES2, Ernesto Cunha na ES3, Diego Ruiloba na ES4, Andrés Marieyhara na ES6 e ES7 e, finalmente, José Loureiro na ES9 (a ES8 foi neutralizada; não houve vencedor), registando-se nada menos do que cinco mudanças de comandante.

No final, ao pódio da copa no Vodafone Rally de Portugal subiram, logo atrás dos vencedores, Ernesto Cunha / Rui Raimundo, a 25,6 segundos, relegando Diego Ruiloba / Andrés Blanco para o 3º lugar, a 2 minutos e 3 segundos, resultados que, fruto de toda a dureza que hoje se viveu, quase se podem considerar também como vitórias.

Classificação

1º Andres Marieyhara / Ariday Bonilla, a 1h49m24,7s

2º Ernesto Cunha / Rui Raimundo, a 25,6s

3º Diego Ruiloba (1º Junior) / Andrés Blanco, a 2m03,0s

4º José Loureiro / Valter Cardoso, a 3m54,1s

5º Luis Morais / Helena Maia, a 4m14,6s

6º Hugo Lopes (2º Junior) / Tiago Neves, 6m46,2s

7º Paulo Roque / Tiago Teixeira, a 11m04,2s

Abandonos: Delbin García (Junior) / Diego Cruz (não alinhou); Renato Pita / Luis Boiça (não iniciou o Dia 2); Óscar Palomo (Junior) / Javier ‘Xavi’ Moreno (ES2); Ricardo Sousa / Luis Marques (ES2); lago Gabeiras (Júnior) / Alejandro ‘Jandrin’ Lopez (ES5); Raul Hernandez (Junior) / Alberto Chamorro (ES5); Roberto Blach (Junior) / Mauro Barreiro (ES7).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Peugeot Rally Cup Ibérica
últimas Autosport
peugeot-rally-cup-iberica
últimas Automais
peugeot-rally-cup-iberica
Ativar notificações? Sim Não, obrigado