Rali de Castelo Branco: A vez de João Barros?

Por a 23 Abril 2015 06:48

Depois da vitória de José Pedro Fontes há menos de 15 dias, no Rali Cidade de Guimarães, e com a terceira prova da época à porta, a ‘temperatura’ do Campeonato Nacional de Ralis voltou a subir. Dos três candidatos que se perfilam ao título e que, assumidamente, já começaram a desenhar a trajetória para o tentar alcançar, apenas João Barros não conseguiu ainda colocar o seu Ford Fiesta R5 no degrau mais elevado do pódio, uma vez que Ricardo Moura e José Pedro Fontes já fizeram a primeira descarga de pressão que tinha sobre os ombros ao triunfar em Fafe e Guimarães, respetivamente. De todo o modo, nesta altura, apenas quatro 4,5 pontos separam os três pilotos pelo que dificilmente o jogo poderia estar mais aberto…

Contudo, pelo que se viu na primeira prova do ano de alcatrão, Fontes e Barros partem na frente da lista de apostas para a vitória, com o equilíbrio de forças a dar-se pelo facto de Fontes chegar ao Rali de Castelo Branco mais motivado pela vitória anterior e Barros ter a vantagem teórica de já ter disputado a prova com o Fiesta, enquanto Fontes o fez apenas no diamentralmente oposto Porsche. Resta saber, como se poderá imiscuir nesta luta Ricardo Moura, que ainda lidera o campeonato, mas que terá ter trabalhado a fundo nas afinações do Fiesta R5 da ARC no espaço que mediou as duas provas, para poder ombrear com o ritmo que os dois primeiros deverão impôr. Mesmo que volte a não conseguir acompanhar o piloto do DS e o que guia um Fiesta igual ao seu, este não é um rali de ‘tudo ou nada’ para o açoriano que, a seguir tem o seu ‘SATA/Rally dos Açores’, onde em condições normais será favorito e poderá recuperar alguma da desvantagem que agora, eventualmente, some.

Com a ausência já previamente anunciada, primeiro de Miguel Campos e depois do campeão, Pedro Meireles (que optou pela não participação com o Skoda Fabia S2000 da PA Racing para não ‘esgotar’ o orçamento para o projeto do R5 que tarda em se concretizar), o papel de outsiders ficará do lado de Carlos Martins, no Skoda Fabia S2000 que já provou estar cada vez mais sintonizado com o carro checo. No entanto, não será uma total surpresa se o Porsche 997 GT3 de Carlos Vieira também der ‘um ar da sua graça’ e se envolver na luta pelas primeiras posições mesmo com a parca experiência do piloto em ralis que, nesta fase, se resume a uma classificativa. De resto, para o espectáculo também deverá contribuir o Porsche de Gil Freitas que tudo indica marque também presença na prova.

No rali organizado pela Escuderia de Castelo Branco, muito cerrada também se prevê a contenda pelo ‘ CNR 2’, onde João Ruivo (Clio R3) e Marco Cid (Clio S1600) já puderam festejar triunfos mas onde Gil Antunes (Clio R3), Ricardo Marques (Clio R3T), Paulo Neto (DS3 R3T) e Armindo Neves (Civic Type-R) também dispõem de argumentos para atacar o lugar mais apetecido. Mas teremos que esperar para ver qual o desfecho final da prova que terá 126,82 km divididos por sete provas especiais, onde a estratégia de gestão do cronómetro (e de evitar furos a todo o custo) em determinada fase da prova poderá ser tão importante como o ‘maximum attack’.

GUIA DA PROVA – CLIQUE AQUI

LISTA DE INSCRITOS – CLIQUE AQUI

Horário

Sexta-feira, 24 de abril CNR CFPAKC

Partida (Praça do Município – Castelo Branco) a) 20h00

PE 1, Super Especial ‘Jornal Reconquista’ (2,20 km) a) 20h18

Assistência A (Campo da Feira) a) 20h38

Chegada (Praça do Município – Castelo Branco) a) 21h38

Sábado, 25 de abril CNR CFPAKC

Partida (Praça do Município – Castelo Branco) 09h30 b)

PE 2, Alvito da Beira 1 (20,28 km) 10h33 b)

PE 3, Fórneas /Estreito 1 (29,71 km) 11h11 b)

PE 4, Sarnadas S. Simão 1 (12,32 km) 12h09 b)

Chegada (Praça do Município – Castelo Branco) 12h54 b)

Partida (Praça do Município – Castelo Branco) 13h30 –

Assistência (Campo da Feira) 13h40 –

PE 5, Alvito da Beira 2 (20,28 km) 14h53 –

PE 6, Fórneas/Estreito 2 (29,71 km) 15h31 –

PE 7, Sarnadas S. Simão (12,32 km) 16h29 –

Assistência D (Campo da Feira) 17h14 –

Chegada (Praça do Município – Castelo Branco) 17h34 –

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado