Primeiro dia movimentado no Rali de Monte Carlo

Por a 18 Janeiro 2012 21:54

Devido ao facto de terem levado montados nos seus carros pneus super moles ao invés de moles a Ford conseguiu um bom ascendente sobre a Citroen que só o despiste de Jari-Matti Latvala desfez. A questão dos pneus foi tão importante na parte da manhã ao ponto das equipas oficais esconderem as suas escolhas até ao derradeiro momento, com a Ford a decidir-se somente depois dos seus espiões verem os pneus com que o Citroen de Sébastien Loeb saiu de Valence. Arriscaram, e estava a pagar dividendos, com Jari-Matti Latvala a liderar com uma boa vantagem antes de desistir, no quarto troço.

Para além de Latvala, já abandonou a prova um dos seus grandes protagonistas, já que Thierry Neuville perdeu uma roda na quarta especial, depois de no troço anterior ter obtido um quinto lugar à geral, lembre-se, apenas no terceiro troço que realizou com um WRC. Este belga promete, e não é pouco. Quem o acompanhou o ano passado no IRC sabe bem o que aí vem…

Apesar de ter sido segundo a apenas um segundo de Sébastien Loeb no primeiro troço, Dani Sordo estava zangado, porque lhe foi dito que havia placas de gelo na primeira especial. Pelos vistos, não havia, mas a verdade é que, pouco depois, o espanhol cometeu um excesso, e bateu numa ponte na segunda especial, o complicado Burzet, danificando a suspensão traseira e mais tarde saiu em frente para um banco de neve e danificou o para choques. Nas segundas passagens acalmou e terminou o dia em segundo lugar a 1m04.2s do líder, Loeb.

Henning Solberg teve problemas de transmissão no seu Fiesta WRC que o deixaram só com duas rodas motrizes, daí parte da explicação para tanto tempo perdido. Pierre Campana bateu numa ponte na primeira especial, e deixou o carro ir abaixo. Na segunda fez um pião e voltou a deixar o motor do MINI calar-se.

Evgeny Novikov danificou a suspensão traseira do seu Fiesta WRC, enquanto Martin Prokop perdeu quatro minutos com uma saída de estrada, os mesmos que Armindo Araújo, por motivo semelhante, e teve de esperar pelos espectadores para o ajudarem a recolocar o carro na estrada, já que ficou preso numa vala. Na parte da tarde, Mikko Hirvonen debateu-se com um disco de travão partido no seu Citroen DS3 WRC. Henning Solberg voltou a ter problemas, desta feita perdeu liquido dos travões do seu Ford Fiesta WRC.Para completar o ramalhete do dia, Pierre Campana voltou a fazer um pião na terceira especial e mais dois na quarta, ou seja, teve problemas em todos os troços. Maurin despistou-se na terceira especial e Van Merksteijn danificou a suspensão do seu DS3 WRC.

O melhor dos S2000 é Sébastien Ogier no quarto posto e na SWRC lidera Per Gunnar Andersson, no Proton Satria Neo S2000. Bryan Bouffier perdeu cinco minutos na segunda especial com uma saída de estrada e Kevin Abbring teve problemas de travões (não conta para o SWRC). Giandomenico Basso foi visto, logo na primeira especial com as duas rodas do lado direito do seu Proton Satria Neo S2000 arrancadas. No PWRC o líder é Michal Kosciuszko…com 11 minutos de avanço para a segunda classificada, Louise Cook. O outro concorrente, Lorenzo Bertelli, parou após a primeira especial.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado