Peugeot Rally Cup Ibérica 2020: 20 Peugeot 208 Rally 4, quatro provas

Por a 27 Junho 2020 15:49

Como seria de esperar a pandemia de Covid-19 obrigou ao encurtamento da Peugeot Rally Cup Ibérica 2020, competição que passa a ter quatro provas, divididas por Portugal e Espanha. O novo Peugeot 208 Rally 4 é a grande novidade.

Num ano em que nada é igual no mundo inteiro, dificilmente a Peugeot Rally Cup Ibérica 2020 poderia escapar incólume e nesse contexto a bem sucedida competição também teve que fazer ajustes, não só porque com a introdução de um novo carro, o Peugeot 208 Rally4, mas essencialmente por todas as condicionantes que a pandemia criou um pouco por todo o lado.

Portanto, muito naturalmente, a Peugeot Portugal e a Peugeot Espanha a reestruturarem a terceira temporada da Peugeot Rally Cup Ibérica. A iniciativa que a Sports & You coloca no terreno reviu, assim, o seu calendário de 2020, que irá compor-se de quatro ralis, divididos por Portugal e Espanha, dois em cada país, palcos onde o novo Peugeot 208 Rally 4 fará a sua estreia competitiva.

Nesta época de defeso mais alargada, a organização da Peugeot Rally Cup Ibérica revelou ter registado uma adesão significativa de equipas, que ainda não são conhecidas, o que vai em linha com o que se espera da competição já que, pelo que já se viu durante a apresentação do novo carro em Portugal, onde puderam guiar o carro inúmeros ‘pretendentes’ ao guiá-lo em competição, e não só, este é um Troféu que tem tudo para dar certo, sendo que a competitividade do carro fica claramente acima do modelo que substitui, o Peugeot 208 R2.

Neste contexto, é já esperada a presença de Peugeot 208 Rally4 em Castelo Branco, sendo que o primeiro encontro competitivo de 2020 já está agendado para o final de agosto, com o Rali do Alto Tâmega, prova que marca o início à luta pelo aliciante prémio final, um programa oficial em 2021, em Portugal ou Espanha, aos comandos de uma unidade da categoria ‘R5’.

Tudo em asfalto

Seguindo atentamente a evolução da situação sanitária, a Peugeot Portugal, a Peugeot Espanha e a Sports & You deram continuidade aos preparativos para colocar na estrada, logo que fosse possível, a terceira temporada da Peugeot Rally Cup Ibérica. Entretanto e na sequência das autorizações publicadas pelas Federações dos dois países, da retoma gradual das competições automobilísticas, a 3ª. época da copa organizada pela Peugeot Portugal e pela Peugeot Espanha arranca, como já referimos, no final de agosto, no Rali do Alto Tâmega, prosseguindo depois em Espanha, em setembro, com o Rally Princesa de Asturias/Ciudad de Oviedo. Regressa a Portugal em outubro para o Rallye Vidreiro Centro de Portugal e termina em Espanha, no fim de outubro, com o RACC Catalunya/Rally de España. Todas as provas são em asfalto.

Segundo Helena Botelho, Diretora da Peugeot para Portugal e Espanha, “É com natural satisfação que saudamos o regresso dos eventos desportivos e das provas de estrada, tendo todos os agentes envolvidos a necessária consciência das condicionantes deste regresso e do respeito dos protocolos para a proteção da saúde pública. Tal permite-nos iniciar, no final de agosto, a Peugeot Rally Cup Ibérica 2020.

Tivemos que reconfigurar o trabalho que tínhamos feito de preparação desta copa, nomeadamente para o Vodafone Rally de Portugal, prova do WRC onde íamos fazer a estreia mundial do Peugeot 208 Rally 4, mas agora, se todos respeitarem as medidas que têm que ser implementadas, podemos olhar, de novo, para uma renovada temporada de ralis de 2020 e para a estreia deste promissor 208 Rally 4, que sucede ao 208 R2, modelo que se utilizou nas duas primeiras épocas da nossa copa ibérica”.

Neste capítulo e entre as novidades destaca-se o calendário que encolheu a sua estrutura habitual de seis eventos: “Iremos ter quatro ralis e, dadas as disponibilidades de eventos, a copa disputar-se-á exclusivamente em pisos de asfalto, contra o habitual equilíbrio com eventos em troços em terra.” afirma José Pedro Fontes, responsável da Sports & You. “Iniciaremos a época no Alto Tâmega, rumando depois às Astúrias, regressando ao nosso país na Marinha Grande e terminando a presente época na Catalunha”.

Calendário

28 a 30 agosto Rali do Alto Tâmega Asfalto Portugal

10 a 12 setembro Rally Princesa de Asturias – Ciudad de Oviedo Asfalto Espanha

9 a 10 outubro Rallye Vidreiro Centro De Portugal

Marinha Grande Asfalto Portugal

24 a 25 outubro RACC Catalunya/Rally de España Asfalto Espanha

20, 208 e 4: os números da sorte

As duas primeiras temporadas da Peugeot Rally Cup Ibérica foram um sucesso na Península Ibérica e nesse contexto a Peugeot Sport decidiu que as primeiras 20 unidades do novo 208 Rally 4, para utilização na temporada de 2020 seriam precisamente para Portugal e Espanha: “É, de facto, um enorme reconhecimento da qualidade e do potencial desta nossa iniciativa ibérica o facto da Peugeot Sport ter-nos disponibilizado as primeiras unidades da sua mais recente viatura de ralis, destinada a todos os que pretendam evoluir as suas capacidades ao volante de uma viatura que representa um salto significativo face ao anterior 208 R2, quer em termos de prestações, quer nos custos associados”, acrescentou Fontes.

“No primeiro caso, como se demonstrou nos diversos testes de desenvolvimento entretanto realizados, entre os quais um em Celorico de Basto no final do ano passado, vários pilotos e convidados ficaram positivamente surpreendidos com o potencial de um modelo que, adicionalmente, apresenta custos de exploração bastante mais atrativos, em termos de preparação e de manutenção, numa clara vantagem em termos de budget necessário à participação na copa e à luta pelos títulos”.

A pouco mais de dois meses do arranque da competição, “iremos entregar até ao final de julho 11 unidades do 208 Rally 4 e os restantes na primeira quinzena de agosto”, disse José Pedro Fontes, responsável da Sports & You.

Para além da distribuição dos prémios por prova e por diversas categorias, a Peugeot Rally Cup Ibérica 2020 prevê um prémio final que se traduzirá num programa oficial para 2021, no Campeonato de Portugal de Ralis ou no Supercampeonato de Espanha de Ralis, aos comandos de um R5, viatura de competição do Groupe PSA Motorsport: “Para concluir, gostaria também de expressar um agradecimento muito especial a todas as entidades envolvidas nesta competição, nomeadamente os nossos patrocinadores e demais apoiantes, que se mantiveram connosco ao longo deste período muito difícil e exigente, permitindo que, neste momento, estejamos a preparar o regresso à estrada”, concluiu José Pedro Fontes.

Informações adicionais serão prestadas atempadamente, aquando da publicação da regulamentação desportiva e técnica da Peugeot Rally Cup Ibérica 2020, podendo outras ser obtidas junto da Sports & You, pelo telefone 224160161 ou pelo email [email protected].

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo