Os bastidores da Volkswagen no WRC

Por a 2 Setembro 2013 15:59

A logística é sempre uma importante parte de um campeonato de desporto motorizado – sobretudo se visitar vários continentes num curto espaço de tempo. A Volkswagen decidiu explicar um pouco como funciona o transporte dos carros e de todo o material (jantes, pneus, e outras peças, equipamento para a área de serviço, e não só), permitindo assim conhecer um trabalho fulcral que exige uma organização isenta de erros.

Para ter uma noção do quão complicado é o assunto da logística, a VW começou as preparações para a época de 2013 com quase meio ano de antecedência, em agosto de 2012. Os materiais podem viajar em três modos: sete camiões asseguram o transporte entre ralis europeus; no aéreo (18 toneladas transportadas) e no marítimo (navio, 79 toneladas movimentadas) seguem as coisas para o México, Argentina e Austrália. Para estes três ralis, isolados no calendário e distantes, apenas os três Polo R WRC e poucas peças seguem para o destino de competição, já que o transporte por navio demora tempo e certos componentes são extremamente importantes para estarem em trânsito por longos períodos.

O material chega à fábrica da VW em Hannover pouco depois do fim de uma ronda, seguindo quase de imediato para a prova seguinte. O trabalho começa quatro a seis dias antes de um rali, com a chegada de seis peritos de logística ao parque de serviço para começar a montar toda a panóplia necessária. Quando está tudo pronto, os profissionais retiram-se dando lugar aos mecânicos e engenheiros da equipa, que têm que preparar os carros. Entretanto, os seis peritos cuidam também da gestão de pneus e da manutenção da equipa, desmontando todo o aparato assim que a prova termina. No caso dos ralis europeus, o material começa a chegar a Hannover apenas algumas horas depois da cerimónia de apresentação, o que não é cedo num trabalho onde o tempo importa. Toda a logística é um trabalho exigente, com pouco descanso para os profissionais: Há 13 ralis em 11 meses, com o início de uma nova época a ocorrer logo dois meses depois do fim da temporada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado