Ogier pode decidir o título em casa
Com o título de Marcas já no bolso da VW, o Rali de França-Alsácia, que amanhã se iniciará apenas com a disputa do Shakedown, terá na luta pelo título, entre Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala, o seu principal foco de interesse.
Estrategicamente, a pressão está toda do lado de Latvala que tem que bater o líder do campeonato que ganhou esta prova nas duas últimas vezes que guiou um WRC (2011 com a Citroën e 2013 com a VW) e que ganhou ainda a classe em 2012 com um Skoda Fabia S2000, se quiser manter algumas esperanças na conquista daquele que seria o seu primeiro título.
Mas a verdade é que Ogier pode até já sair de França com a coroa de glória do campeonato ao peito, algo que acontecerá sob diversas variáveis mas que será um dado adquirido caso vença e Latvala desista. Pela frente o finlandês tem uma missão mais difícil do que o ‘piloto da casa’, num cenário onde o terceiro Polo R WRC, o de Andreas Mikkelsen, dificilmente poderá aspirar, em condições normais, a mais do que um pódio.
Com 97 equipas (número que bate o recorde de inscritos deste ano que, até agora, registado pelo Rali da Alemanha com 89) e nada mais, nada menos do que 16 World Rally Cars (número, em 2014, apenas batido pelos 17 vistos no Rali da Suécia), a VW parte como favorita, mas é bom não esquecer que (mesmo com alguma sorte), o último rali de asfalto foi ganho pela… Hyundai!
A equipa liderada por Michel Nandan principal volta a ser constituida por Thierry Neuville (o melhor Ford o ano passado nesta prova), Dani Sordo (o melhor Citroën e segundo da geral em 2013) e Bryan Bouffier (em substituição de Hayden Paddon), num carro que receberá já as últimas evoluções de chassis e motor. Se isso será suficiente para repetir o triunfo alemão é incógnita. Mas há muito que está provado que nos ralis não há impossíveis!
A ter conta também será certamente a prestação da Citroën. Depois de ter perdido a hipótese de vencer o título de Construtores, a equipa francesa volta a partir em perseguição da sua primeira vitória esta temporada, num rali em que ‘joga em casa’. Kris Meeke volta a assumir o papel de ‘ponta de lança’ da equipa pois será difícil a Mads Ostberg mostrar-se verdadeiramente competitivo numa prova de alcatrão, numa altura em que a equipa ainda não conseguiu descobrir o porquê na falha da direção do seu DS3 no último dia do Rali da Austrália.
Do lado da M-Sport, Mikko Hirvonen, Elfyn Evans e Robert Kubica tudo farão para fazer a Ford regressar aos triunfos, mas quatro dias de testes a preparar a prova poderão não ser suficientes para tornar essa tarefa mais realista que utópica.
Horário
5ª feira, 2 de outubro, Dia 0
Shakedown (Strasbourf Hautepierre) 07h00/10h30
Cerimónia de Partida 16h30
6ª feira, 3 de outubro, Dia 1
Assistência (Strasbourg Zénith) 06h30
PE 1, Col de la Charbonniere 1 (11, 11 km) 07h44
PE 2, Vosges – Pays D’Ormont 1 (34,34 km) 08h35
PE 3, Pays de Salm (9,59 km) 1 09h24
Assistência (Strasbourg Zénith) 11h19
PE 4, Col de la Charbonniere 2 (11,11 km) 13h03
PE 5, osges – Paýs D’Ormont 2 (34,34 km) 13h54
PE 6, Pays de Salm 2 (9,59 km) 14h53
PE 7, Strasbourg (4,67 km) 19h00
Assistência (Strasbourg Zénith) 19h30
Sábado, 4 de outubro, Dia 2
Assistência (Strasbourg Zénith) 05h30
PE 8, Vallée de Munster 1 (18,90 km) 07h30
PE 9, Soultzeren – Le Grand Hohnack (19,93 km) 08h12
PE 10, Pays Welche – Riquewihr (21,49 km) 08h46
Assistência Remota (Colmar) 10h30
PE 11, Vallée de Munster 2 (18,90 km) 11h28
PE 12, Soultzeren – Le Grande Hohnack (19,93 km) 12h10
PE 13, Pays Welche – Riquewihr (21,49 km) 12h44
PE 14, SE Mulhouse (4,86 km) 17h00
Assistência (Strasbourg Zénith) 19h10
Domingo, 5 de outubro, Dia 3
Assistência (Strasbourg Zénith) 05h05
PE 15, Foret de la Petite-Pierre 1 (12,33 km) 06h30
PE 16, Foret de Saverne (19,36 km) 07h18
PE 17, Foret de la Petite-Pierre 2 (12,33 km) 09h34
PE 18, Foret de Saverne (19,36 km) (Power Stage) 11h00
Assistência (Strasbourg Zénith) 12h00
Foto: @world
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI