Ogier ‘abre’ o livro e coloca Latvala sob pressão

Por a 23 Maio 2015 17:47

Um fabuloso ataque de Sébastien Ogier permitu ao bicampeão do Mundo encurtar a sua desvantagem no Rali de Portugal de 20,4s no início deste sábado para 9,5s no final do dia. Mesmo com uma posição de partida teoricamente desvantajosa face aos seus adversários diretos, o piloto da Volkswagen venceu as três especiais da tarde e colocou Jari-Matti Latvala sob pressão, sobretudo porque o finlandês contava aproveitar a sua escolha de pneus duros para responder ao ataque de Ogier na segunda passagem por Fridão, o troço mais longo do rali, com 37,67 km. Em vez disso, Ogier ganhou mais 4,9s a Latvala nessa especial e mais 7,1s a Andreas Mikkelsen, que entretanto desceu ao quarto lugar.

Kris Meeke está em terceiro a 20s exatos de Latvala e como Mikkelsen está a 21,1s do líder, não é de excluir uma luta a quatro pela vitória no último dia do Rali de Portugal, que terá ainda mais duas passagens pelo troço de Fafe (11,15 km) e uma dura especial em Vieira do Minho (32,35 km).

Longe deste quarteto está Ott Tänak, com o novo Ford Fiesta RS WRC e nesta altura o estónio tenta manter-se na frente de Dani Sordo, que é o melhor dos pilotos da Hyundai, embora os i20 WRC estejam novamente fora da luta pela vitória.

PROTAGONISTAS EM DISCURSO DIRETO

Jari-Matti Latvala: “Acho que ataquei demasiado no início da especial e acabei com os pneus. Estou um pouco desiludido. Pelo menos continuamos à frente, isso é o mais importante. O Ogier está a atacar muito forte. Nestas situações ele fica super motivado. Isto é como combustível para ele.” 

Sébastien Ogier: “Corremos alguns riscos com a escolha de pneus. Foi no limite mas a especial correu-nos bem. Amanhã vou continuar a atacar. Vamos ver até onde conseguimos chegar.”

Mads Ostberg: “Fizemos todas as especiais da tarde com problemas de turbo a baixas rotações. É impossível conseguir um bom ritmo. Estou a usar primeira velocidade em curvas de terceira velocidade.”

Kris Meeke: “A traseira direita do carro fugia bastante nas curvas. Cheguei a este troço confiante mas mas não estamos preparados para arriscar tudo e tentar chegar à vitória. Ainda temos trabalho a fazer para apanhar os Volkswagen.”

Andreas Mikkelsen: “Fiz um pião mesmo após o controlo de chegada! Fora isso estou contente com a nossa performance. Isto ainda não acabou e claro que vamos continuar a atacar. Mas também quero garantir que chegamos ao fim.”

CLASSIFICAÇÃO ONLINE – CLIQUE AQUI

Foto: André Lavadinho @World

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado