Novos carros a caminho nos ralis

Por a 4 Julho 2007 12:33

Está em curso uma grande revolução nos ralis! As recentes recomendações ou acordos de princípio da FIA, relativas aos futuros regulamentos, resultantes do recente Conselho Mundial da FIA irão forçar os Construtores a desenvolver carros de grupo N ou S2000.

A FIA sugeriu que as marcas que pretenderem participar no Mundial de Ralis no futuro devem primeiro homologar os carros em Grupo N ou Super 2000, e basear as suas versões WRC nesses carros, no caso dos S2000, adicionando-lhes um turbo.

Dos três construtores presentes actualmente no WRC (Citroen, Ford e Subaru), a Citroen não tem nenhum deles, a Ford só produz Super 2000 para utilização na Ásia e Austrália, e só a Subaru produz Grupos N competitivos, bem como a Mitsubishi que já anunciou o regresso ao WRC.

Os regulamentos actuais referentes ao WRC expiram no final de 2009, e as instruções oriundas do Conselho Mundial referem-se à alteração em 2012, pelo que existe aqui um hiato entre 2010 e 2011. No entanto, é público que o Presidente da Comissão de Ralis, Morrie Chandler referiu que a FIA está a trabalhar no sentido de antecipar as regras previstas para 2012: «Seria bom conseguirmos ter pronta uma nova regulamentação que coexistisse com a introdução dos novos calendários em 2009, mas temo que possa ser prematuro.», referiu Chandler.

Malcolm Wilson, confirma que a Ford não está actualmente a desenvolver qualquer Grupo N ou Super 2000 e não deverá estar em condições de o fazer antes do final de 2009, pelo que é certo que o próximo conselho Mundial em Outubro, será decisivo no rumo que todas as questões agora levantadas, irão tomar.

Neste contexto, o melhor é mesmo aproveitar ao máximo os WRC antes que estes deixem de correr. Para já, pode recordar o derradeiro Rali de Portugal:

// 464){

var ratio;

fwidth=464;

if(fwidth>fheight){

ratio=fwidth/fheight;

}else{

ratio=fheight/fwidth;

}

height=Math.ceil(fwidth*ratio);

}

var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);

if( “29098” != “” ){

ran_number += “_” + “29098”;

}

var idplayer=”playerDiv”+ran_number;

var mplayer = “movie_player”+ran_number;

jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe29098’).append(‘

‘);

var flashvars = {};

var params = {

“allowScriptAccess”:”always”};

var attributes = {};

jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe29098’).css(

{

‘width’:fwidth,

‘height’:fheight

}

)

swfobject.embedSWF(pathfinal, idplayer, fwidth, fheight, “9.0.0”,null, flashvars, params, attributes);

}

// ]]>

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado