“Nas zonas rápidas o S2000 é mais rápido e ágil mas nas lentas o 1.6 T faz a diferença”

Por a 4 Abril 2012 17:57

Esta é uma ideia há muito partilhada pelo antigo presidente da FIA, Max Mosley que pensou para os ralis uma fórmula onde os carros pudessem evoluir a partir da mesma base. Atualmente, só o Ford Fiesta S2000 e o Mini John Cooper Works foram construídos sob estas regras e neste Rali de Portugal, Yazeed Al Rajhi contou-nos o que sentiu ao guiar a versão S2000 1.6 Turbo, quando comparada com o seu habitual S2000 de motor atmosférico:

“Estava mais habituado aos Super 2000 e este 1.6 Turbo é algo diferente por causa do torque. Tem mais binário e por isso não temos de mudar tantas vezes de velocidade. Gosto do carro, é fácil de guiar, mais do que o S2000. Parece-me também mais robusto. Em termos de potência não há grandes diferenças, mas nas zonas rápidas o S2000 é mais rápido e ágil, e nas lentas, o RRC faz alguma diferença. No fim da especial, o tempo é mais ou menos igual mas com um motor baseado na unidade do WRC, o motor do 1.6 Turbo é melhor e mais engraçado de guiar. Posso mantê-lo na mesma mudança em três ou quatro curvas sem grandes problemas. No ‘velho’ S2000, há que estar sempre a passar de caixa e mantê-lo em alta rotação, mas também é mais dócil.”, revelou Al Rajhi.

A ideia até é boa, mas o problema é que estes carros acabam por ficar demasiado caros, pois para além do custo inicial do carro, há ainda que gastar mais dinheiro nas peças extra que compõem o kit. Ou seja, a vantagem passa pelo facto do mesmo carro poder ser utilizado em ralis regionais e também no Mundial, bastando para isso aplicar-lhe o kit de conversão WRC.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado