M-Sport não está convencida com os kits R4

Por a 13 Setembro 2017 18:19

Quando a FIA anunciou os novos kits R4, fê-lo para colocar um travão na construção desalmada de carros de ralis específicos para alguns países (Argentina, Nova Zelândia, por exemplo) explicando depois que estas regras serviriam para desenvolver uma plataforma uniforme que permitisse englobar as ‘nuances’ das competições de alguns países.

Os Kits R4 FIA englobam um série de componentes e peças que podem ser colocadas numa alargada gama de carros de série, convertendo um carro de produção normal num 4X4 com motor de 1.6 litros turbo. A ideia é que um maior número de marcas e modelos participem em ralis sem que para isso precisem de gastar rios de dinheiro na pesquisa e desenvolvimento. Estes carros poderão surgir um pouco por todo o mundo já que o Kit foi pensado para ser colocado numa gama enorme de veículos. Estes novos R4 estão totalmente em linha com os regulamentos FIA, nomeadamente no que aos sistemas de segurança diz respeito, sendo que a performance ficará um pouco abaixo dos atuais R5.

Desta forma, todos os competidores saberão que os adversários com o mesmo tipo de carros, terão andamentos idênticos. Apesar da nova fórmula ter sido anunciada o ano passado e as propostas para fornecimentos terem sido confirmadas em janeiro, até agora ainda nenhum R4 iniciou testes.

De qualquer modo, apesar das intenções da FIA a M-Sport não está convencida. O Chefe dos Engenheiros da equipa de Malcolm Wilson, Chris Williams é de opinião que os custos ficarão muito próximos dos R5, e nesse contexto, deixa de valer tanto a pena. De qualquer forma, convém não esquecer que as declarações são feitas por alguém que vende R5, não sendo, portanto, a única fonte que deve ser ouvida neste particular. Mas para já, é o que temos:  “Não vejo isso como uma opção viável, pois com todos os custos que serão necessários para finalizar o carro estes não andarão muito longe dos R5. Uma equipa tem ainda muito que fazer para preparar o carro. E como é que o fornecedor (a Oreca) vai mandar kits para todo o mundo a um preço razoável? Todas as regiões vão querer algo ligeiramente diferente. Pessoalmente, não ‘compro’ a ideia. Penso que a FIA quase acertou na mouche quando iniciou a filosofia dos R5” Neste momento há cerca de 600 carros da categoria R5 por todo o mundo, e dois novos modelos, o Citroën C3 R5 e o VW Polo R5 na calha.

Percebe-se o que diz Chris Williams, mas é capaz de não ser mal pensado poder pelo menos haver essa hipótese. Imagine-se por exemplo, um concessionário BMW/Mini, marca que não tem um R5 disponível, quer fazer ralis, mas não lhe interessa ‘promover’ outra marca, mas sim a que vende. Utiliza o Kit num carro de uma das marcas, e surge com um projeto diferente de todos os outros. E quem diz BMW diz qualquer modelo de marcas que não a Ford, DS, Hyundai, Peugeot, Skoda, Citroën e mais tarde, Volkswagen.

Martin Holmes/JLA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
mcrae
mcrae
6 anos atrás

Ver para crer, mas neste caso em particular parece que estou de acordo com a M-Sport. Não me parece que estes venham a trazer algo de novo aos ralis.
Se pensassem em fazer uns R3 com a estética dos R5 (estilo os antigos Maxi, Kit-car, S1600) é que não era mal pensado, é que os R3 até nem andam mas falta-lhes ter um aspecto mais agressivo..

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado