Kubica à frente do SATA/Rally Açores
Robert Kubica terminou a primeira etapa do Sata/Rali Açores no comando, impondo-se em todas as provas especiais de classificação. O piloto do Citroën DS3 RRC está a revelar que a adaptação ao carro francês e aos pisos de terra está praticamente concluida e, dessa forma, dispõe de uma vantagem de 9,7s para Jan Kopecky, o segundo classificado, num rali onde se estreia e onde o conhecimento que tem dos troços é largamente inferior ao da maioria dos adversários.
No entanto, Kopecky tem sido o piloto que mais pressão tem colocado sobre Kubica, mas, de momento, não venceu ainda qualquer classificativa, mesmo não ficando longe dos tempos de Kubica.
A grande surpresa (ou talvez não!) tem sido o andamento de Ricardo Moura, na estreia do Skoda Fabia S2000 que ocupa a terceira posição a somente 0,8s de Kopecky e a 8,9s da liderança de Kubica. O piloto açoriano está a tirar partido de um conhecimento impar das classificativas da prova, mas a revelar também que facilmente se adaptou ao maior grau de exigência do Skoda que agora conduz comparativamente com o Lancer que guiou até esta prova. De referir, que até à quarta especial, a espetacular Grupo Marques, Moura ocupava mesmo a segunda posição e era a sombra mais ameaçadora de Kubica.
Na mesma luta está ainda Craig Breen que, na estreia nos Açores, também já passou pelo segundo lugar, mas ocupa agora o quarto a 1,2s de Moura e, portanto, ainda colocando o seu Peugeot 207 S2000 na luta pela vitória.
Do mesmo modo, a estreia de Bernardo Sousa no Ford Fiesta RRC também está a ser auspiciosa, com o madeirense a conseguir acompanhar o ritmo dos primeiros, situando-se em quinto na tabela classificativa após os quatro troços disputados, a 13,6s de Kubica.
Mais lento, Bruno Magalhães não conseguiu melhor do que o sexto lugar, até ao momento, atrás de Jeremi Ancien, mas com boas perspetivas de poder ainda suplantar o seu rival que corre também de Peugeot 207 S2000.
Os sete primeiros estão apenas separados por 19,4s e só, a partir, daí as diferenças começam a ser maiores.
Entre os portugueses, depois de Moura e Magalhães, Miguel J. Barbosa é o melhor representante do CPR, ocupando o 13º lugar, correspondente ao terceiro posto entre os carros de Produção, num agrupamento que é liderado por Jaroslav Órsak.
Classificação
1º Robert Kubica/Maciek Baran (Citroën DS3 RRC) 11m13,5s
2º Jan Kopecky/Pavel Dresler (Skoda Fabia S2000) a 9,7s
3º Ricardo Moura/Sanchez Eiró (Skoda Fabia S2000) a 10,5s
4º Craig Breen/Paul Nagle (Peugeot 207 S2000) a 11,7s
5º Bernardo Sousa/Hugo Magalhães (Ford Fiesta RRC) a 13,6s
6º Jérémi Ancian/Gilles de Turckheim (Peugeot 207 S2000) a 18,8s
7º Bruno Magalhães/Nuno Rodrigues Silva (Peugeot 207 S2000) a 19,4s
8º Jan Cerny/Pavel Kohout (Skoda Fabia S2000) a 39,8s
9º Mark Wallenwein/Stefan Kopczuk (Skoda Fabia S2000) a 43,0s
10ºJaroslac Orsák/Davi Smeidler ( Mitsubishi Lancer Evo R4) a 49,8s
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