Jean Todt: “Os ralis no futuro deviam seguir o exemplo do anterior Rali de Portugal”

Por a 26 Maio 2011 12:38

Provas de ‘endurance’ nos ralis? Quem se recorda do antigo Rali Safari sabe exatamente do que fala Jean Todt, mas não só. Para Martin Holmes, jornalista que há mais tempo acompanha o WRC: “Esta vondade do Sr. Jean Todt parece-me boa para os ralis, mas não deixam de ser um pouco estranhas, em termos políticos estas declarações, e as suas consequências.”, referiu Martin Holmes, ciente que as marcas não estão nada interessadas em passar a gastar mais dinheiro,  o que aconteceria caso os ralis passassem a ser muito mais longos.

A verdade é que para começar, no próximo ano, os ralis da Suécia e Argentina vão ter percursos bem mais extensos que a média dos que se correm este ano. Quando no início do Séc. XXI, David Richards e a ISC converteram o percurso dos ralis a ‘trevos’, as marcas gostaram muito, pois um parque de assistência central e especiais à sua volta era ouro sobre azul. Contudo, desta forma perderam-se, obviamente, troços míticos. O Monte Carlo para ter o Turini, que manteve, deixou de ter o Sisteron e o Burzet, qualquer coisa do estilo, em Portugal, optar entre Sintra, Fafe ou Arganil. Em Portugal, com a prova a rumar ao Algarve, perderam-se décadas de ligação dos adeptos aos famosos locais atrás referidos. É certo que a fama dos troços construiu-se ao longo do tempo mas para já não parece que Ourique ou Almodôvar consigam reunir tanto consenso, ao longo do tempo, como Fafe ou Arganil. Faltar-lhes-á sempre qualquer coisa.

Por isso, esta vontade de Todt, em fazer regressar provas mais extensas, deixa em aberto “novas oportunidades”, que algumas organizações certamente não irão deixar de aproveitar. Em declarações ao jornal “A Bola”, o presidente da FIA deu como exemplo o antigo Rali de Portugal: “Era uma prova fantástica, uma grande aventura, muito bem organizada pelo César Torres. Merece fazer parte do património do Campeonato do Mundo de Ralis. O público, sempre muito exuberante, criava um ambiente extraordinário. O formato da prova era também muito completo. Hoje em dia não há provas assim. Os ralis no futuro deviam seguir o exemplo do anterior Rali de Portugal, uma prova que exigia muito dos carros e dos pilotos.”, referiu Todt ao jornal “A Bola”.

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1967-1979

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1980-1983

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1984-1985

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1986

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1987

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1988

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1989

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1990

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1991

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1992

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1993

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1994

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1995

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1996

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1997

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1998

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 1999

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 2000

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 2001

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 2007

FOTOGALERIA: Rali de Portugal 2009

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado