Histórias do Rali da Finlândia: Navegadores é que sofrem!

Por a 28 Julho 2011 12:18

Conhecido também por Rali dos “1000 Saltos”, o Neste Oil Rali da Finlândia tem feito ao longo dos anos, várias vítimas entre os navegadores mais conhecidos. A excessiva velocidade com que alguns pilotos atacavam os saltos e as consequentes aterragens violentas foram, por isso, o inimigo público “número um” dos co pilotos que estiveram também à beira de fazer história na prova.

Um dos casos mais graves passou-se em 2005 na classificativa de Vellipohja que, por ser nova na altura, não permitiu a correta avaliação do salto por parte dos pilotos, uma vez que grande parte deles aterrava no cume da segunda lomba. Timo Rautiainen foi dos que mais sofreu, como explicou Marcus Gronholm: “tivemos realmente uma má aterragem e depois disso o Timo não conseguiu falar nem ler notas durante os dez quilómetros seguintes!”. Por isso, Rautiainen esteve perto de obrigar Gronholm a abandonar no sétimo troço, conforme deu conta Jean-Pierre Nicolas (director da Peugeot): “o médico e o fisioterapeuta estiveram a observá-lo meia hora e concluíram que ele tinha apenas dores musculares. Deram-lhe anti-inflamatórios e ele decidiu continuar. Essa era a decisão que queríamos, mas estávamos preparados para parar se ele quisesse”. Sorte parecida teve também Daniel Elena, quando Loeb aterrou a cerca de 160 km/h numa lomba. Segundo o piloto, “tive que abrandar porque aterramos mal na quinta especial e o Daniel também não consegui ler as notas”. Mas nem só entre as equipas que discutiram a vitória existiram problemas. Também Cato Menkerud e Tomi Tuominen (navegadores de Henning Solberg e Sebastian Lindholm, respectivamente) sofreram consequências físicas, com o primeiro queixar-se durante o quilómetro seguinte à aterragem e o segundo a obrigar mesmo o piloto a desistir depois de ter mesmo comprimido uma vértebra. Veja o vídeo a partir do minuto catorze.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado