‘ESTÓRIAS’ dos Ralis, Paulo Antunes: Com um fafense, ninguém fanfe
Se lhe dissessem que no Rali do Porto de 2002, um FIAT Punto HGT, com 150 cv tinha realizado na primeira especial um segundo melhor tempo à geral atrás de um WRC, e na frente de todos os 4X4 e Kit Car oficiais era capaz de ter alguma dificuldade em acreditar, não? Mas foi verdade e essa é a melhor recordação do fafense Paulo Antunes, um piloto que cresceu a caminhar com o pai para o Confurco, nos tempos em que no Rali de Portugal Audi e Lancia serpenteavam pelas Serras de Fafe na luta pela vitória no melhor Rali do Mundo. Foi aí que aprendeu a gostar dos troços de Fafe, onde anos mais tarde começou por dar as primeiras aceleradelas, inicialmente a brincar, até que lhe deram a oportunidade de fazer ralis:
“Desde 1996, foram 15 anos ligados aos automóveis, com muitos milhares de quilómetros pelos troços de Fafe, em treinos, ralis, mas a melhor recordação é mesmo o Rali do Porto de 2002, onde terminei o primeiro troço dois segundos atrás do 206 WRC do Miguel Campos, no final da manhã era terceiro à geral, na frente dos Kit Car, ao ponto do Sr. Cabral Ferreira, Relações Públicas da Fiat ter dito ao meu chefe de equipa, o Fernando Rebelo que se calhar era bom o teu piloto levantar o pé senão vamos ter de lhe pedir para penalizar. É que estava à frente dos Fiat oficiais. Foi engraçado e é uma memória que há-de ficar para sempre. Claro está, foi em Fafe…”, referiu. No AutoSport escrevia-se na altura: “O piloto de Fafe esteve a um nível superior (…) estabelecendo na classificativa inaugural o segundo melhor tempo à geral… uma óptima prestação para um carro com 150 cv de potência, cedendo pouco mais de oito segundos para o WRC de Miguel Campos, com o dobro da potência! Sob este prisma, não foi, portanto, de estranhar que Paulo Antunes e Jorge Amorim tivessem cumprido grande parte da prova à frente do piloto oficial Fiat, com um Punto do Troféu, perdendo o quinto lugar já na recta final do rali, mas revelando-se sem dúvida a maior surpresa de toda a prova.”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI