ERC/Rali da Catalunha: Vitória de Yoann Bonato, e pódio no campeonato

Por a 23 Outubro 2022 10:43

Depois de ter chegado ao final do primeiro dia de prova 18.5s na frente do recém-coroado campeão, Efrén Llarena, Yoann Bonato assegurou a sua primeira vitória no Europeu de Ralis, no Rally RACC Catalunya-Costa Daurada, batendo o espanhol garantindo a vitória na prova final da época. A parte principal do ‘trabalho’ foi feita ontem, quando o francês conseguiu uma margem significativa face ao seu adversário, sendo que neste segundo dia de prova a diferença oscilou, mas nunca a ponto de Bonato ficar pressionado.

O francês, já este ano com pódios no ERC, nas Canárias e Roma, registou o tempo mais rápido em sete dos 12 troços do evento, com dois cancelados devido a bandeiras vermelhas.

Depois da Power Stage, Bonato acabou com 13,8 segundos de avanço para Llarena, com o ERC a somar um sétimo vencedor diferente em oito eventos realizados este ano.

Mas não só, porque este triunfo permitiu a Bonato ‘saltar’ do nono lugar na classificação do campeonato até ao terceiro posto, um desempenho impressionante, tendo entrado apenas em metade dos eventos da época: “Inacreditável. Estou tão contente. Há tantas pessoas a quem agradecer por esta vitória, desde a minha equipa ao meu navegador e à Michelin, que nos deu pneus perfeitos. Um resultado espantoso”!

Llarena nunca esteve longe do ritmo de Bonato mas também nunca esteve suficientemente perto para o desafiar, com o piloto da MRF Tyres a ter de se contentar com o segundo lugar – o seu quarto pódio da época – perante a sua multidão em ‘casa’, agarrando cinco pontos de bónus, cortesia de ter sido o melhor na Power Stage.

O companheiro de equipa, e compatriota, Javier Pardo completou o pódio, com o terceiro lugar do espanhol a elevá-lo ao segundo lugar na classificação final do ERC.

Apenas na sua segunda prova na ‘primeira divisão’, Martin László conseguiu três lugares dentro dos quatro primeiros após uma prova sólida, com o campeão do ERC Júnior, Laurent Pellier a afastar-se por pouco do piloto do ERC Open, Alberto Monarri, no duelo pelo quinto lugar absoluto, ambos ganhando as suas respetivas classes.

Pellier, em particular, manteve o seu recorde de domínio em todos os eventos que terminou esta temporada.

Joan Vinyes só precisou de chegar ao final do rali para conquistar a coroa do ERC Open, o que o múltiplo campeão espanhol conseguiu com a sétima posição geral, pouco mais de dez segundos à frente de Alberto Battistolli. O italiano utilizou o evento para tentar reconstruir a sua confiança após o seu acidente na República Checa.

Mabellini terminou em nono, com o concorrente do ERC4, Roberto Daprà a completar os dez primeiros – enquanto que o quarto lugar na classe provou ser suficiente para garantir o título da categoria a Óscar Palomo.

Classificação:

  1. Y. Bonato / B. Boulloud (FRA) Citroën C3 1hr 56min 20.0sec
  2. E. Llarena / S. Fernández (ESP) Säckoda Fabia +13,8sec
  3. J. Pardo / A Pérez (ESP) Stákoda Fabia +2min 30,4sec
  4. M. László / D. Berendi (HUN) Stákoda Fabia +4min 18,5sec
  5. L. Pellier / M. Pelamourgues (FRA) Opel Corsa +6min 06.7sec
  6. A. Monarri / B. Odriozola (ESP) Suzuki Swift +6min 07.7sec
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado