Rali Terras D’Aboboreira: Campeonato de Portugal de Ralis entra na fase decisiva

Por a 6 Setembro 2019 07:44

Depois de terminado o ‘defeso’, o Campeonato de Portugal de Ralis prossegue com o Rali Terras D’Aboboreira, a primeira de três decisivas provas da competição.

Tal como tem vindo a acontecer, a luta pelo título está, cada vez mais, ao rubro, e apesar de matematicamente, ainda mais poderem almejar ser campeões, são três as equipas que se perfilam melhor para ser campeãs.

No primeiro lugar do campeonato está Ricardo Teodósio, que com 119,18 pontos lidera a competição. Contudo, o piloto algarvio, apesar de marcar presença nesta prova, não vai marcar pontos, deixando para as últimas duas a questão da luta pelo título.

No segundo lugar da competição está Armindo Araújo, com 104,44 pontos, com Bruno Magalhães em terceiro com 93,12 pontos, com os dois pilotos da Hyundai a terem aqui uma boa oportunidade de reduzir significativamente a margem para Teodósio.

No asfalto, o Hyundai i20 R5 não tem handicap competitivo face aos Skoda Fabia R5 e Citroën C3 R5, pelo que ambos andarão nas lutas da frente, tal como já sucedeu no Rali Vinho Madeira.

Mas esta prova conta com a participação de pilotos e equipas que têm condições de lutar pela vitória, ou primeiros lugares, pelo que podem interferir decisivamente nas contas do título.

Acima e todos, José Pedro Fontes, vencedor da prova do ano passado. Apesar de ser apenas quinto no campeonato, já provou ter andamento para lutar pelos melhores lugares, e para vencer provas, e com isso posicionar-se doutra forma nas contas da competição. Também o ano passado começou mal, mas chegou ao Algarve com possibilidades matemáticas de ser campeão. Os resultados dos ralis de Mortágua e Portugal ‘tramaram-lhe’ muito as contas. No entanto, neste momento, com três provas pela frente as suas possibilidades são reais, mas está, objetivamente, obrigado a vencer e a esperar para ver o que fazem os adversários.

Miguel Barbosa é quarto do campeonato, com 70,82 pontos, mas todos sabemos que o asfalto não é a sua ‘praia’. Não tanto por andar mal, mas sim porque os adversários mais diretos são mais fortes nesse tipo de piso, pelo que, a exemplo de Fontes, apesar de ter hipóteses matemáticas, não lhe será fácil chegar ao título. Mas vai dar luta, isso é certo.

Outro dos pilotos que pode baralhar as contas do campeonato é João Barros, que o ano passado lutou até ao fim pelo triunfo. Terá de se contar com ele, sendo, tal como Fontes e Barbosa, um piloto com que tem de se contar quanto às lutas na frente.

Depois de tudo o que lhe sucedeu este ano, Pedro Meireles chega a esta prova sem pressão, e depois de já ter demonstrado na Madeira o bom andamento do Volkswagen Polo GTI R5, pode também imiscuir-se nesta prova nas lutas da frente. O Rali Terras D’Aboboreira conta ainda com a presença do Campeão de Ralis dos Açores, Luís Miguel Rego. O açoriano faz dupla com Jorge Henriques e vai alinhar com um Ford Fiesta R5, sendo interessante ver o que consegue fazer com um carro que conhece bem…ao contrário da prova.

FILME DA TEMPORADA

O campeonato arrancou em Fevereiro com o Rali Serras de Fafe, terreno “sagrado” para praticantes e espetadores. A vitória foi para o algarvio Ricardo Teodósio, com uma boa margem sobre Miguel Barbosa, e Ricardo Moura. Na quarta posição José Pedro Fontes impôs-se ao regressado Bruno Magalhães, com Armindo Araújo, campeão em título, a ficar arredado dos lugares cimeiros.

O Azores Rallye, primeira prova insular, foi dominada inteiramente pelo local Ricardo Moura, que acabou por findar a sua participação no nacional de ralis nesse mesmo evento. Bruno Magalhães foi segundo tirando partido do seu excelente conhecimento das classificativas de terra da ilha de São Miguel, impondo-se a Ricardo Teodósio numa luta muito intensa entre ambos. Miguel Correia e António Dias numa prova em que vários concorrentes optaram por não nomear para a pontuação da época.

Em Maio, o palco de uma disputadíssima luta pela vitória foi Mortágua. Com domínio até quase ao final da prova, José Pedro Fontes não evitou uma saída de estrada com a meta à vista, com Ricardo Teodósio bem posicionado para receber a liderança e averbar nova vitória, na frente de Armindo Araújo e Miguel Barbosa.

No Vodafone Rali de Portugal, Armindo Araújo foi rei e senhor, superando Bruno Magalhães num rali fabuloso para o Team Hyundai Portugal ao ocupar os dois lugares cimeiros do pódio com o Hyundai i20 R5, batendo Ricardo Teodósio que foi terceiro.

O Rali de Castelo Branco marcou o início da fase de asfalto do campeonato, e viu Armindo Araújo voltar a vencer numa luta muito interessante com Ricardo Teodósio, que foi segundo classificado. Miguel Barbosa e José Pedro Fontes travaram igualmente uma interessante batalha pelo lugar mais baixo do pódio, com vantagem para Barbosa e o Skoda Fabia R5. Bruno Magalhães foi apenas quinto classificado e referia repetidamente que precisava de um pouco mais de performance do seu Hyundai i20 R5 para lutar com os homens da frente de igual para igual.

Nova romagem insular para o Rali Vinho da Madeira, e para o que viria a ser um resultado decisivo para o cenário atual do Campeonato. Bruno Magalhães recebeu neste rali um Hyundai com um novo propulsor e outras intervenções técnicas que já lhe permitiram andamentos mais em consonância com o seu palmarés, e impôs-se nas contas do nacional, ampliando a luta pelo campeonato a três equipas. Magalhães dominou e geriu com alguma margem, terminando com mais de meio minuto de vantagem face a José Pedro Fontes no o Citroën C3 R5, e quase dois minutos sobre Armindo Araújo no segundo Hyundai i20 R5 da equipa oficial. Teodósio teve problemas, e não somou os pontos que necessitava para defender a margem de liderança que tinha no CPR.

O Rali Terras D’Aboboreira será assim fulcral nas aspirações de vitória de qualquer um dos três concorrentes que lideram a classificação. Armindo Araújo e Bruno Magalhães podem acrescentar muitos pontos à sua ‘conta’, Ricardo Teodósio ficará com os mesmos que tem, e tudo se decidirá nos dois restantes eventos, o Rali Vidreiro e o Casinos do Algarve.

HORÁRIO DO DO RALI TERRAS D’ABOBOREIRA

Sexta-feira, 6 de setembro

15h00/15h30 Entrada das viaturas em Parque de Pré-partida

Largo da Feira (Marco de Canaveses)

16h00 Cerimónia de Partida (Marco de Canaveses)

16h10/16h25 Parque de Assistência A – Largo da Feira (Marco de Canaveses)

16h40 SS1 Rio Tâmega 1 (10,21 km)

17h00/17h15 Reagrupamento (Amarante)

17h50 SS2 Rio Tâmega 2 (10,21 km)

19h10/tbc* Reagrupamento (Baião)

tbc* SS3 Super Especial Baião (1,52 km)

tbc* Parque de Assistência B – Largo da Feira (Marco de Canaveses)

tbc* Entrada em Parque Fechado (Marco de Canaveses)

*: a definir de acordo com o final da prova das equipas do Campeonato do Norte de Ralis

Sábado, 7 de setembro

09h40 Saída do Parque Fechado (Marco de Canaveses)

09h40/09h55 Parque de Assistência C – Largo da Feira (Marco de Canaveses)

10h05 SS4 Marco Rios de Emoção 1 (10,95 km)

10h50 SS5 Baião Vida Natural 1 (10,36 km)

11h45 SS6 Carvalho de Rei 1 (11,21 km)

12h25/12h40 Reagrupamento (Marco de Canaveses)

12h40/13h10 Parque de Assistência D – Largo da Feira (Marco de Canaveses)

13h20 SS7 Marco Rios de Emoção 2 (10,95 km)

14h05 SS8 Baião Vida Natural 2 (10,36 km)

15h00 SS9 Carvalho de Rei 2 (11,21 km)

15h40/16h10 Reagrupamento (Marco de Canaveses)

16h10/16h40 Parque de Assistência E – Largo da Feira (Marco de Canaveses)

17h35 SS10 Marão (17h32 km)

19h00/19h10 Parque de Assistência F – Largo da Feira (Marco de Canaveses)

19h40 Pódio em Baião (Av 25 de Abril)

Parque Fechado

LISTA DE INSCRITOS – CLIQUE AQUI

Classificação atual do Campeonato de Portugal de Ralis:

Pontos

1º Ricardo Teodósio 119,18

2º Armindo Araújo 104,44

3º Bruno Magalhães 93,12

4º Miguel Barbosa 70,82

5º José Pedro Fontes 59,74

6º Ricardo Moura 46,39

7º Pedro Almeida 42,00

8º António Dias 33,00

9º Miguel Correia 30,00

10º Pedro Meireles 26,42

ONDE VER – FAÇA DOWNLOAD PERCURSO NO GOOGLE MAPS

MAPAS DA PROVA – CLIQUE AQUI

GUIA DA PROVA – CLIQUE AQUI

ITINERÁRIO/HORÁRIOS – CLIQUE AQUI

REGULAMENTO PARTICULAR – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado