Rali Serras de Fafe: Miguel Correia lidera CPR em Fafe

Por a 12 Março 2023 07:39

Foi um primeiro dia muito atribulado no Rali Serras de Fafe. A dupla Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia) terminou o primeiro dia do Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto no comando da prova de abertura do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), depois de uma tarde marcada por diversas incidências, a principal das quais foi o abandono de Armindo Araújo (Skoda Fabia), na sequência de um aparatoso despiste, sem consequências graves para piloto e navegador (Luís Ramalho).

O acidente do campeão nacional em título ocorreu na segunda passagem por Boticas/Senhor do Monte, precisamente a classificativa onde Craig Breen (Hyundai i20 N Rally2) perderia, momentos antes, o primeiro lugar do CPR que ocupava desde a segunda “especial” do dia, devido a um furo, cedendo de uma assentada mais de 2 minutos, já que teve de parar para mudar a roda. Pouco depois, Araújo, que tinha acabado de herdar a primeira posição face ao sucedido ao irlandês da Hyundai, ficava pelo caminho, mas com o seu acidente e consequente cancelamento de especiais, com os tempos nominais atribuídos, foi Miguel Correia a chegar ao fim do dia na liderança da competição lusa, com 23.2s de avanço para o irlandês do Team Hyundai Portugal.

Miguel Correia desde o início do rali o mais direto opositor de Breen e de Armindo, mesmo queixando-se de ter feito um “pião” de ter problemas ao nível dos travões ou do diferencial traseiro, conseguiu distanciar-se de Bernardo Sousa (Citroen C3). Este, por seu turno, perdera a confiança na sequência de uma ligeira saída. Pior, contudo, estava Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), primeiro líder do rali, nada satisfeito com a afinação do carro, do mesmo se queixando José Pedro Fontes (Citroen C3), que tinha dificuldades com a afinação do seu C3 Rally2.

Pedro Almeida (Skoda Fabia) conseguiu subir ao “top 5”, apostado numa trajetória de evolução, enquanto Lucas Simões (Ford Fiesta R5), a disputar o seu quinto rali de terra, procurava melhorar o desempenho em cada classificativa. Paulo Neto (Skoda) não evitou bater no Peugeot 208 do alemão Norman Kreuter que lhe surgiu atravessado em Cabeceiras 1, enquanto Ricardo Filipe (Ford Fiesta R5) lamentava encontrar já os pisos degradados para poder imprimir o melhor ritmo possível.

Nas duas rodas motrizes (2RM), o campeão em título Ernesto Cunha (Peugeot 208 Rallye 4), desta vez acompanhado por Carlos Magalhães, liderou quase de fio a pavio, terminando a prova – para o Campeonato contava apenas esta primeira etapa – com uma vantagem de 1m53.3s em relação a Hugo Lopes (Renault Clio Rally4), e Gonçalo Henriques (Renault Clio Rally5) terminou no último lugar do pódio.

Contudo, o número de troços realizados, podem tornar as contas menos ‘produtivas’ em termos pontuais, algo que ainda temos que confirmar.

Classificação após a PEC 7 (Provisória):

1º, Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo), 48m24.3s

2º, Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20N Rally2), a 23.2s

3º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20N Rally2), a 46.9

4º, Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Evo), a 1.23.3

5º, Lucas Simões/Nuno Almeida (Ford Fiesta R5), a 1.48.1

6º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3), a 2.14.6

7º, Paulo Neto/Nuno Mota Ribeiro (Skoda Fabio Evo), a 2.40.3

8º, Bernardo Sousa/Inês Veiga (Citroen C3), a 2.52.2

9º, Ernesto Cunha/Carlos Magalhães (Peugeot 208 Rally4), a 6.45.3

10º, Ricardo Filipe/Filipe Carvalho (Ford Fiesta R5), a 7.35.6

Programa do último dia:

DOMINGO (12 março)

Partida (Parque Fechado, na Feira Velha) 06:45

PEC 10 – Luílhas 1 (8,09 Km) 07:32

PEC 11 – Seixoso 1 (9,97 km) 08:24

PEC 12 – Santa Quitéria 1 (9,18 km) 09:14

PEC 13 – Lameirinha 1 (14, 9 km) 10:05

Reagrupamento (Feira Velha, Fafe) 10:39/11:29

Assistência (Parque Estacionamento, Fafe) 11:34/12:04

PEC 14 – Luílhas 2 12:31

PEC 15 – Seixoso 2 13:23

PEC 16 – Santa Quitéria 2 14:13

Reagrupamento (Feira Velha, Fafe) 14:53/15:37

PEC 17 – Lameirinha 2 (Power Stage) 16:05

Parque Fechado (Feira Velha) 16:44

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jacinto-18
jacinto-18
1 ano atrás

A nível de CPR, não está mal. Mas com a concorrência do europeu estamos a anos luz. Breen teve azar, senão estaria a discutir a vitória á geral. De certa forma é benéfico ter vindo para o CPR, para espicaçar quem cá anda ou tem unhas ou não toca guitarra.

jacinto-18
jacinto-18
1 ano atrás

Tenho estado acompanhar o Rally. E fico sem perceber nada. Miguel Correia está em décimo quinto, já foi ultrapassado por Breen. Isto para os pilotos Portugueses é muito mau. Aqui há uns anos com uma boa concorrencia, Fernando Peres ganhou na Madeira. Hoje com todos o preparadores de renome que temos por cá, é isto.Falta qualidades não tenhámos dúvidas.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado