Rali de Castelo Branco Crónica Luís Dias (Diretor): “Exemplo de ética desportiva e cidadania”

Por a 29 Junho 2020 20:42

A Escuderia Castelo Branco empenhou-se bastante para, nesta nova normalidade, poder levar para a frente a realização de uma das principais competições que realiza anualmente, o Rali de Castelo Branco. A alteração do contexto provocada pela pandemia, levou-nos a, em conjunto com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, as autoridades regionais e com base nas indicações da Direcção-Geral de Saúde, adoptar uma série de medidas para que a actividade dos ralis pudesse retomar em Portugal.

Estamos cientes do desafio que é colocar na estrada a primeira prova nestas condições. Mas queremos seguir as orientações à risca para que tudo corra pelo melhor e o Rali de Castelo Branco seja, para além da prova pontuável para vários campeonatos, entre os quais, o Campeonato de Portugal de Ralis e o Campeonato Centro de Ralis, a ignição para o regresso da disciplina à normalidade possível.

Na definição da edição deste ano, preparámos um rali com um formato mais condensado. Serão sete troços, realizados nos concelhos de Castelo Branco e de Vila Velha de Ródão nos dias 4 e 5 de julho. Para manter o distanciamento social obrigatório, optámos por não realizar a sempre especial “Super Especial Reconquista” que, habitualmente, reúne milhares de pessoas nas ruas de Castelo Branco para assistir à passagem dos concorrentes. Em 2020 também não haverá cerimónia de partida do rali, nem pódio final e respectiva entrega de prémios. Todas estas medidas foram tomadas para evitar o ajuntamento de pessoas. Nas especiais não foram criadas quaisquer zonas espectáculos para, mais uma vez, não ter aglomerados de espectadores. O parque de assistência, local onde as equipas se estabelecem durante a prova, terá, desta vez, acesso condicionado. Apenas os elementos das respectivas estruturas poderão estar neste espaço de trabalho. O processo de verificações também foi alterado. Se as técnicas têm de ser realizadas de forma presencial, as administrativas são feitas à distância, com os concorrentes a enviarem a documentação necessária para a organização da prova.

Pedimos que quem se deslocar para o terreno, que o faça de forma cuidada e responsável. Solicitamos aos pilotos e às equipas que também tenham o máximo de responsabilidade e sejam os primeiros a dar o exemplo. É a saúde de todos que pode ser posta em causa e a Escuderia Castelo Branco quer que o Rali de Castelo Branco seja um exemplo de ética desportiva e cidadania.

Conscientes de que serão três dias de desafios constantes, acreditamos que com o contributo de todos, o Rali de Castelo Branco possa ser uma marca na retoma dos ralis em Portugal e uma grande festa da modalidade, com um excelente espectáculo proporcionado pelos concorrentes que ao longo dos anos nos têm habituado a níveis de competitividade no Rali de Castelo Branco muito elevados.

Durante o rali, serão feitas transmissões em directo, nos canais oficiais da Escuderia Castelo Branco (Facebook e Youtube), das classificativas. Com esta medida, será possível acompanhar a prova ao vivo mas à distância. Bom rali para todos! Abraço!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado