A temporada de 2019 do Campeonato de Portugal de Ralis, divide-se em quatro ralis de asfalto e cinco de terra, prolongando-se entre meados de fevereiro e início de novembro, com arranque a norte, na icónica região de Fafe, e términus a sul, nas estradas algarvias. Segundo o regulamento do CPR 2019, todas as equipas terão de abdicar de uma pontuação, dos oito ralis que nomearem para pontuar. Podem, obviamente, participar nas nove provas do CPR 2019, mas só nomeiam oito para pontuar.
O calendário tem algumas diferenças face a 2018. Ainda que as provas sejam exatamente as mesmas, o Rali Amarante/Baião passa a denominar-se Rali Terras D’Aboboreira, mas apesar das provas não mudarem, há um enorme alteração que tem a ver com o Rali de Portugal. É que com a modificação do percurso da prova portuguesa do Mundial de Ralis, a zona de Arganil, Góis e Lousã está de regresso ao Campeonato de Portugal de Ralis, algo que não sucedia há muito na competição.
A Arganil desde 2001, quando lá se realizou o último Rali de Portugal a passar pela Serra do Açor, embora no ano seguinte, 2002, o Rali da Figueira da Foz se tenha realizado Também em Góis e na Lousã. Desde aí, as serras do Açor e da Lousã desapareceram do percurso do CPR. Até este ano!
Em termos de datas o arranque dá-se uma semana mais tarde face a 2018, a 22 e 23 de fevereiro, sendo que há uma troca notória.
O Rali Vidreiro muda de data, e passa a ser a penúltima prova, colmatando o longo hiato que houve em 2018 entre o Rali Amarante/Baião e o Algarve, quase dois meses.
Esta prova passa a ter um maior risco de chuva, que curiosamente já afetou a prova de 2018, quando foram as escolhas de pneus a determinar vencedores e derrotados. Mantêm-se as quatro primeiras provas em piso de terra e as cinco seguintes em asfalto.
CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS 2019
Data Prova Organizador
22 e 23 fevereiro Rali Serras de Fafe (terra) Demoporto
21 a 23 março Azores Airlines Rallye (terra) Grupo Desportivo e Comercial
4 e 5 maio Rali de Mortágua (terra) Clube Automóvel do Centro
30 maio a 2 junho Vodafone Rally de Portugal (terra) Automóvel Club de Portugal
22 e 23 junho Rali de Castelo Branco (asfalto) Escuderia de C. Branco
1 a 3 agosto Rali Vinho da Madeira (asfalto) Club Sports da Madeira
6 e 7 setembro Rali Terras de Aboboreira (asfalto) Clube Automóvel de Amarante
4 e 5 outubro Rali Vidreiro Centro de Portugal (asfalto) C. Automóvel da Marinha Grande
1 e 2 novembro Rali Casinos do Algarve (asfalto) Clube Automóvel do Algarve










