Bernardo Sousa: Controlo antidoping positivo

Por a 9 Julho 2019 21:54

Bernardo Sousa foi notificado pela FPAK pelo facto de ter dado positivo um controlo antidoping que fez. Neste contexto, e apesar do processo estar no início – o piloto tem direito à sua defesa – colocou o seu lugar à disposição da equipa Play/AutoAçoreana Racing, com a qual participa no Campeonato dos Açores de Ralis.

Segundo explica, tudo se deveu a um medicamento para atenuar dificuldades respiratórias, muito comum para quem sofre de alergias, por exemplo, e que terá resultado num controlo positivo.
Eis a mensagem do piloto no seu Facebook: “Venho por este meio comunicar que fui recentemente notificado pela FPAK de um resultado positivo num controlo antidoping no âmbito da minha actividade automobilística. Este processo, apesar de ainda não estar concluído motiva a minha decisão de colocar, no imediato, o meu lugar à disposição da equipa na qual compito, a quem não quero prejudicar, sendo esta totalmente alheia a esta situação. Apenas pretendo agradecer a oportunidade e desejar as maiores felicidades a este grupo extraordinário de pessoas e empresas. Por motivos relacionados com dificuldades respiratórias, utilizei um medicamento inalável que melhora a actividade brônquica e pulmonar. Reconheço, agora, que o terei feito, inadvertidamente, em doses supraterapêuticas, que redundaram num controlo positivo. Agradeço de todo o coração todo o apoio dos patrocinadores, fãs, amigos e família”, escreveu Bernardo Sousa no seu Facebook.

No ponto 18.1 das Prescrições Gerais de Automobilismo e Karting 2019, lê-se que: 18.1 – Proibição, de acordo com o RNA e Lista de substâncias – é proibida a dopagem a todos os praticantes, dentro e fora das provas, nos termos da legislação nacional, do Regulamento Nacional Antidopagem (devida e oportunamente aprovado pela ADoP), o qual se considera parte integrante das presentes prescrições e do CDI. A lista de referência das substâncias ditas dopantes ou dos métodos de dopagem interditos aos praticantes de desporto automóvel e karting, é a lista fixada pelas organizações internacionais competentes e ratificada pela
ADoP, denominada Lista de Substâncias e Métodos Proibidos – Código Mundial Antidopagem, publicadas no site da FPAK.

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas CRA
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.