Uma década de diferenças

Por a 20 Fevereiro 2012 13:42

Começamos pelo “Dakar”, onde Carlos Sousa foi um dos nomes sonantes. Com a Mitsubishi Strakar e acompanhado por Victor Jesus, chegou a estar em quarto lugar, mas diversos e inexplicáveis pequenos problemas, depressa o fizeram recuar na classificação para sexto. Terminou afinal em quinto, mas com a certeza de que, contra os Pajero oficiais – todos eles terminaram na frente do piloto português! – melhor era impossível! Nas motos, Paulo Marques terminou em 10º, Bernardo Villar em 15º e o estreante Rodrigo Amaral em 17º. Quanto a Sousa, voltou a ser segundo na Baja Aragón, em Julho e, no final do ano, somou mais um título de Campeão Nacional e ainda foi Campeão Ibérico de Todo o terreno.

Miguel Campos (Peugeot 206 WRC) começou da melhor forma o Campeonato Nacional de Ralis, com um triunfo facílimo no Casino da Póvoa Rali, a prova de arranque da temporada. Uma temporada em que o seu único rival, Rui Madeira (Ford Focus WRC) muito raramente esteve em condições de lhe dar luta efetiva, pelo que o interesse desportivo quase sempre se ficou pelas primeiras classificativas. Por isso, não surpreende um título cimentado em sete triunfos, num ano “salvo” pela luta na Fórmula 3, que teve em Armindo Araújo (Citroen Saxo Kit Car) um digno vencedor.

Ainda em Portugal, o panorama da Velocidade ficou positivamente marcado por um regresso: 30 anos depois, o Troféu Datsun voltou. Primeiro, com uma jornada de experiência em Braga, em 10 de Março; mais a sério, mas também em Braga, em 7 de Abril, e sempre com o mesmo vencedor: Manuel Gião. Para a saudade ficar mais viva, foi ele quem acabou por levar a coroa para casa, ao fim de um conjunto de provas extremamente bem disputadas e em que raramente o número de concorrentes ficou abaixo das seis dezenas!

Pedro Chaves/Miguel Ramos fizeram dupla no Campeonato de Espanha de GT e venceram-no. Ao volante de um Saleen S7R, começaram logo a vencer a jornada dupla que inaugurou o Campeonato, a 6 e 7 de Abril, em Albacete para, ao longo do ano, se assumirem como a equipa a bater. Tarefa impossível, no entanto, para “nuestros hermanos” – e também para todos os outros pilotos portugueses que disputaram o mesmo campeonato, a saber: Ni Amorim, com um Marcos LM 600 – ainda ganhou duas jornadas! – os irmãos Pedro e Manuel Mello Breyner (Porsche 911 GT2) e, noutra classe, Pedro Couceiro/Miguel Pais do Amaral (Porsche 911 GT3).

Os três primeiros dias de Julho, foram de sonho para Pedro Lamy. Este ano inscrito no campeonato alemão V8 STAR, Lamy foi a Nurburgring vencer a prova que ali teve então lugar, na sexta-feira para, nos dois dias seguintes, pilotar com a maestria que só ele sabe, mas agora no velho e longo circuito do Eifel – e levar pela segunda consecutiva o Chrysler Viper GTS-R da Zakspeed ao triunfo nas 24 Horas de Nurburgring. Enretanto, nas 24 Horas de Le Mans, a 16 de Junho – com o Dallara/Judd e agora com Beretta e Comas, terminou em 5º lugar da geral, uma vez mais atrás “apenas” dos Audi R8 e do Bentley EXP Speed 8 oficiais.

No Karting, uma palavra para Filipe Albuquerque. A mais recente e jovem esperança do automobilismo português, sagrou-se vice-campeão da Europa na Categoria Inter A, em 27 de Agosto, na pista de Braga, juntando a esse galardão outro semelhante, mas no competitivo Open de Itália da mesma Categoria. Uma nota de tristeza para a morte de Tomaz Mello Breyner, um apaixonado pelos automóveis e que nos deixou após doença prolongada.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado