Será que a Porsche volta ao Dakar?

Por a 5 Novembro 2022 16:59

O Dakar mudou-se para a Arábia saudita, mas a Porsche levou um seu 911 Carrera Especial para os Ojos del Salado, no Chile, para o que chamou de Projeto de Alta Altitude. O carro não tem previsto ir para produção, mas será que a Porsche se vai aventurar no todo-o-terreno? Como bem sabemos, não seria a primeira vez…

Uma dupla de Porsche 911 experimentais escalou as encostas de Ojos del Salado, Chile, o vulcão mais alto do mundo. Ao aproximar-se dos seu 60 anos, o Porsche 911 foi levado aos extremos, tanto na pista como na estrada aberta. Agora, está a ser escrito um novo capítulo, já que está a ser testado onde não há estradas, onde o ar é rarefeito, onde a temperatura é muito abaixo de zero e onde a vida vegetal não consegue sobreviver.

Uma equipa, liderada pelo piloto de resistência e aventureiro, Romain Dumas, partiu para explorar os limites do 911 e optou por um dos locais mais difíceis do mundo.

O primeiro teste da equipa e dos carros já teve lugar. E, como consequência, um Porsche 911 tornou-se um dos muito poucos veículos de qualquer tipo a ter atingido uma altitude tão extrema. Explorando até 6.007 metros (19.708 pés), o 911, com Romain Dumas ao volante, assumiu gradientes mais arrojados, bem como campos de gelo que testaram as capacidades tanto do carro como da equipa em temperaturas de 30 graus Celsius abaixo de zero, e com metade do oxigénio disponível no ar face ao nível do mar.

Paredes aparentemente intransitáveis de neve sazonal e gelo no alto do cume proporcionaram os limites superiores do teste, o que proporcionou um vislumbre tentador daquilo de que os carros são capazes nas condições certas.

“Este foi um momento verdadeiramente memorável e especial num lugar que é simultaneamente belo e brutal – acho que as únicas máquinas em qualquer parte do mundo mais altas do que nós hoje foram os aviões! Para a equipa e para o carro era uma questão de aprendizagem – e logo de início, o carro era duro e ágil.

Fomos duros connosco próprios e realmente colocámo-lo no fundo do poço para o seu primeiro teste, mas sentimo-nos em casa”, disse Romain Dumas, piloto do 911 e líder da equipa. “Temos um enorme respeito por aqueles que subiram mais alto”.

Subimos mais de 6.000 metros, ao ponto das paredes de gelo e neve não nos permitirem ir mais longe”. Estamos realmente orgulhosos do que o carro e a equipa são capazes de fazer da primeira vez – esperamos poder contar com muitas mais aventuras no futuro”.

Segundo o engenheiro chefe deste Porsche 911, Michael Rösler: “Tem sido mágico construir um 911 como o mundo nunca se viu antes – tornado possível por uma pequena equipa de entusiastas da engenharia. O 911 já foi provado na pista e, claro, na estrada. Com este projecto, estamos a deslocar o foco para onde não há estradas”, disse Rösler, Director da linha de modelo 911: “Testar as nossas teorias significa encontrar os ambientes mais duros possíveis para ver se funcionam – e no vulcão mais alto do mundo, fomos bem sucedidos”.

No núcleo de cada carro está o 911 (Tipo 992) Carrera 4S equipado com um motor de fábrica com turbocompressor standard (911 Carrera 4S) desenvolvendo 443 cv em condições padrão e a transmissão manual original de sete velocidades.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores