/maismotores/rx/rx-portugal-ralicross-de-macao-dia-animado-e-quente/
RX Portugal/Ralicross de Mação: dia animado e quente | AutoSport

RX Portugal/Ralicross de Mação: dia animado e quente

Por a 7 Maio 2022 20:20

Foi com sol e temperaturas altas que a Pista da Boavista recebeu o Circuito de Mação 1, segunda prova do RX Portugal by Transwhite. Após um arranque de época com condições algo extremas, com temperaturas negativas e até mesmo neve em Montalegre, o pelotão do Campeonato de Portugal de Ralicross by Transwhite foi brindado com um verdadeiro dia Verão em Mação a exigir um pouco mais de pilotos e máquinas dadas as temperaturas que chegaram a tocar o 30º.

Como é agora usual com o novo regulamento do Campeonato, o programa deste sábado contou apenas com os Treinos Cronometrados e a primeira corrida de Qualificação o que, ainda assim, não deixou de ter os seus momentos de emoção ao longo de toda a tarde.

Nas 2 Rodas Motrizes, o Campeão em título e actual segundo da geral, Adão Pinto, entrou ao ataque para vencer a Qualificação 1 com margem bastante dilatada para Daniel Pacheco e Andreia Sousa. Isto depois de ter também sido o mais lesto nos Treinos Cronometrados o que, de acordo com o Regulamento Desportivo deste ano, determina o posicionamento dos pilotos na grelha de partida para a corrida.

Já na Nacional 1.6, o esperado embate a três acabou por se converter numa corrida a dois com um dominador absoluto após o capotanço de Ricardo Costa a uma volta do final, um mau começo de fim-de-semana para o que presentemente o segundo no Campeonato. No desfecho da corrida, o triunfo acabou por ficar nas mãos de Telmo Costa, que cruzou a linha de meta mais de dez segundos antes de César Carneiro.

Enquanto isso, nos Iniciados, Guilherme Nunes foi quem começou melhor o fim-de-semana. Terceiro no Campeonato, o jovem do Peugeot 106 impôs-se aos demais, batendo Rafaela Barbosa, que começou bem a recuperar o terreno perdido após os problemas sentidos no domingo em Montalegre. Atrás dela na classificação da jornada está neste momento Duarte Camelo. O líder da tabela de pontuação dos pilotos concluiu a Qualificação 1 em terceiro, a pouco mais de 2,7s da frente.

O programa contou ainda com a participação solitária de Tiago Alexandre na Super Car que, ainda assim, foi alvo de duas penalizações, uma por não respeitar os corredores da grelha de partida, e outra por quebrar as normas no que toca à entrada na Joker Lap.

A fechar, a demonstração do Popcross que voltou a marcar presença em Mação, à semelhança do ano passado. Um particular onde Manuel Ramos, em Diane, levou a melhor à frente de Pedro Solla e Ramiro José, na outra Diane, fechou o pódio.

Mário Barbosa mostra as intenções para este fim-de-semana

Com João Ribeiro ausente, Jorge e Joaquim Machado olham para a liderança do Campeonato, mas é Barbosa quem mostra ser o mais rápido.

Mário Barbosa, piloto da DM Motorsport, em Citroën Saxo abriu as hostilidades com o melhor tempo – 3.33.372 – na Qualificação 1 da segunda etapa do Campeonato de Portugal de Ralicross by Transwhite disputada hoje na Pista da Boavista em Mação. Barbosa, 10º classificado à geral no campeonato após a primeira prova realizada em Montalegre, deixa assim de muito claro quais as suas intenções para este fim-de-semana.

Com o segundo melhor tempo surge Joaquim Machado ao volante do seu Peugeot 208 da Kaxa & Motor que precisou de mais 1.763s para completar as 5 voltas ao sinuoso traçado da região centro. O atual segundo classificado do RX Portugal demonstra regularidade e bom andamento.

Depois de firmar o terceiro lugar no campeonato em Montalegre, Jorge Machado em Citroën C2 precisou de mais 2,070s do que Barbosa para completar a qualificação.

A etapa deste fim-de-semana fica marcada pela ausência na Super 1600 do atual líder do Campeonato, João Ribeiro cujo Audi A1 está já preparado para a participação do piloto no Europeu nos próximos dias 21 e 22 de Maio na Hungria. Ribeiro está presente, mas na categoria Kartcross aos comandos de um LBS RX01.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pitroleo
Pitroleo
1 mês atrás

E o kartcross???

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores