Pirelli P Zero: celebração dos 40 anos do primeiro pneu de ultra alta performance da história

O pneu P Zero, lançado em 1985, estreou-se no Lancia Delta S4 Stradale, e, desde então tem, sido uma referência de inovação e tecnologia, graças à sua constante evolução.
O Pirelli P Zero, o pneu desportivo por excelência, celebra este ano, o seu 40.º aniversário. Nascido de uma ideia revolucionária, é hoje a marca mais reconhecida da indústria e a escolha preferida dos fabricantes de automóveis de prestígio. Ao longo das suas quatro gerações, o Pirelli P Zero tornou-se líder de mercado graças a um número inigualável de homologações à medida de diferentes fabricantes automóveis, com mais de 3.000 versões criadas até à data.
A lista de automóveis equipados com estes pneus é extensa, incluindo verdadeiros ícones do mundo automóvel, como o Ferrari F40, 512 Testarossa e LaFerrari; Lamborghini Countach, Diablo, Murciélago e Aventador; McLaren MP4-12C e P1; Pagani Zonda, Huayra e Utopia; Aston Martin Vanquish, DB9, V12 Vantage; sem esquecer várias versões do Porsche 911, Cayenne e Macan.
O P Zero continua a definir o padrão de excelência para pneus de estrada de alto desempenho, um facto reiterado pelos testes comparativos publicados pelas mais prestigiadas publicações automóveis. O P Zero tem-se mantido na vanguarda das inovações promovidas pela Pirelli. Em 2019, foi pioneiro na introdução do pacote Elect, concebido para veículos elétricos e híbridos plug-in, e rapidamente se afirmou como uma referência na indústria. Em 2023, a Pirelli apresentou o P Zero E, o primeiro pneu de Ultra Alta Performance (UHP) composto por, pelo menos, 55% de materiais de origem biológica ou reciclados, obtendo a prestigiada classificação de triplo “A” no rótulo de pneus da UE. No domínio do desporto motorizado, onde o P Zero teve a sua génese, consolidou-se como sinónimo de excelência no desempenho, destacando-se na Fórmula 1 e em diversas outras categorias de competição.

O nascimento do P Zero
O nome P Zero surgiu pela primeira vez em 1985, com a sua estreia no Lancia Delta S4 Stradale. Este primeiro P Zero para uso em estrada foi uma evolução do seu antecessor, que equipou o lendário Lancia Delta S4 do Grupo B de ralis. O Lancia Delta S4 tornou-se um ícone devido aos seus avanços tecnológicos e dinâmicas inovadoras, com a Pirelli como escolha natural para desenvolver um pneu capaz de proporcionar um desempenho excecional. Este pedido deu origem a uma verdadeira revolução na indústria de pneus, resultando na criação da categoria UHP (Ultra High-Performance). O nome “P Zero” simbolizava um novo começo para a marca italiana, combinando o tradicional “P” da Pirelli com a palavra “Zero”.
Essa revolução ocorreu paralelamente com mudanças transformadoras no mundo automóvel. Nos anos 1980, a introdução de turbocompressores e compressores em carros desportivos levou a níveis de potência inéditos e a novas exigências de performance. Sem os auxílios eletrónicos à condução, que hoje temos como uma garantia, os pneus desempenhavam um papel crucial em garantir aderência, estabilidade e segurança.
Na época, o pneu de performance de referência da Pirelli era o P7: o primeiro pneu de baixo perfil da história, lançado em 1976. O conhecimento adquirido com o P7, tanto em estrada como em pistas de competição, aliado à visão do engenheiro da Pirelli Mario Mezzanotte, abriu caminho para a criação do P Zero.
Estratégia Perfect Fit da Pirelli
Além de ser pioneiro no segmento UHP, o P Zero marcou o início da estratégia Perfect Fit da Pirelli, que adapta os pneus às necessidades específicas dos fabricantes de automóveis Premium e Prestige. Atualmente, a gama P Zero inclui diversas versões feitas à medida para diferentes veículos, usos e estações do ano. Os pneus P Zero podem ser montados em sedãs premium, supercarros e SUVs desportivos, e possui produtos para verão, inverno e All Season (para todas as estações). Após o pneu pioneiro, inicialmente produzido em pequenas quantidades para o Lancia Delta S4 Stradale, a primeira geração do P Zero foi desenvolvida para o Ferrari F40 em 1987.
Nos próximos meses, a Pirelli irá apresentar a tão aguardada quinta evolução do célebre P Zero: o capítulo mais recente de uma história contínua de inovação tecnológica.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI