O que vai acontecer com o grupo Volkswagen no Desporto Automóvel?

Por a 23 Setembro 2015 19:08

Martin Winterkorn, CEO do Grupo Volkswagen, demitiu-se hoje como consequência do escândalo relativo à manipulação da emissão de gases poluentes que rebentou recentemente nos EUA.

O responsável da VW divulgou um comunicado onde se diz “chocado pelos acontecimentos” mostrando-se ainda “espantado” pelo facto de uma “conduta imprópria de calibre tenha sido possível no grupo Volkswagen”.

“Estou chocado com os acontecimentos dos últimos dias. Acima de tudo, estou espantado que uma conduta imprópria desta dimensão tenha sido possível no Grupo Volkswagen. Como presidente-executivo, assumo a responsabilidade pelas irregularidades que foram encontradas nos motores diesel e já pedi ao Conselho de Supervisão que chegue a um acordo com vista à cessação das minhas funções. Esta decisão é tomada para defender os interesses da empresa, ainda que eu próprio não tenha qualquer conhecimento acerca desta conduta imprópria” disse Winterkorn na sua comunicação, concluindo, dizendo que agora só “O processo de clarificação e transparência irá continuar pois essa será a única forma de reconquistar a confiança. Estou convencido de que o Grupo Volkswagen e a sua equipa irão ultrapassar esta crise grave”.

Como se pode calcular, os efeitos desta situação resultaram numa enorme queda do valor das ações da VW nos mercados, sendo que no que toca ao desporto automóvel do Grupo, há que tentar perceber que efeitos isso poderá ter a curto, médio e longo prazo.

Como se sabe, o Grupo Volkswagen está envolvido ao mais alto nível no Mundial de Ralis (Volkswagen e Skoda) Mundial de Endurance (Audi e Porsche) e DTM (Audi) e Fórmula E (os restantes são competições cliente) isto já para não falar da entrada do Grupo Volkswagen a médio prazo na F1, através da compra da Red Bull.

Com Ferdinand Piech afastado de todos os cargos que ocupava no grupo, depois de ter falhado uma tentativa de derrubar Martin Winterkorn no passado dia 25 de Abril deste ano, a administração da Audi já deu luz verde a um projeto apresentado por Stefano Domenicali para levar a marca à Fórmula 1, mas ainda falta o OK da administração do Grupo para isso ser uma realidade. E esse OK, neste momento, é o menor dos problemas para resolver no Grupo Volkswagen.

Se o escândalo vai afetar os ralis e as pistas no seio do Grupo VW ou a falada entrada na F1 é para já incerto, mas tendo em conta as perspetivas do que irá acontecer (uma multa astronómica) é possível que muita coisa mude…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado