Mercado de carros usados – Tendências 2020
Sabe como o mercado de carros
usados está a evoluir? Veja aqui as novas tendências para 2020 e próximos anos.
A evolução digital está a revolucionar o comércio de
carros usados - para melhor. Esta nova era de venda de carros através de
plataformas digitais representa mais do que um avanço ao nível tecnológico.
Representa o avanço do sentido de mudar as experiências dos compradores de
forma mais interativa e satisfatória. Não só as plataformas de compra e venda
de carros mudaram. Também o papel do próprio carro e da condução se têm vindo a
assumir cada vez mais tecnológicos. Exemplo disso é a condução assistida e da
inteligência artificial que ganham cada vez mais credibilidade e expressão no
mercado.
Com o surgimento de plataformas como a Adesa, o mercado apresenta novas oportunidades para quem
procura um bom negócio. Enquanto assistimos à mudança da forma como os clientes
compram carros usados, também os vendedores têm novas necessidades. Como
resultado, para gerar uma experiência uniforme e diferenciadora ao cliente, os
comerciantes de carros usados devem identificar os clientes-alvo. E assim
desenvolver as melhores abordagens entre uma variedade crescente de opções
disponíveis. O mercado de carros usados tem mais do dobro do tamanho do
segmento de carros novos e continua a crescer. Um estudo avançado pela McKinsey estimou que os americanos compram, por ano, 39,4
milhões de carros usados. Este valor compete contra os 17,3 milhões de carros
novos comprados anualmente. Estima-se também que as vendas de veículos usados
vão continuar a crescer nos próximos cinco anos.
A cor do futuro é verde
Como tal, o caminho do comércio automóvel também deverá
ser da mesma cor. A tecnologia tem vindo a ganhar força e assim continuará. Em
paralelo com esta evolução tecnológica chegam a mobilidade elétrica e as
sucessivas mudanças relativas a combustíveis. É esta a direção das novas
tendências do mercado de carros usados.
As restrições inerentes à legislação ambiental levam a novos hábitos, sendo um
deles o desincentivo à utilização de diesel. No primeiro trimestre de 2019
houve um decréscimo em 36% nas vendas de carros a diesel comparativamente a
2018. A partir de 2024, prevê-se que será interdita a circulação de carros a
diesel nas grandes cidades europeias. Esta restrição dá espaço e permite o
contínuo crescimento da compra e venda de carros elétricos.
Em 2018 os carros elétricos representaram 2% das vendas
automóveis em Portugal, e em outubro deste ano cresceram de 7,4% para 9,6%. Por
automóveis elétricos entenda-se todos os veículos que se podem ligar à
corrente, elétricos e híbridos plug-in (PHEV). Esta mudança prende-se com os
sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis e a crescente diminuição dos
carros a motor.
Carros usados DIY
As novas gerações de utilizadores de automóveis apostam
cada vez mais no do it yourself. O mercado de vendas de carros online afirma
que a venda de peças para ligeiros está também a aumentar.
Tipos de carros usados
Três anos após o domínio de vendas dos camiões leves nos
mercados dos novos veículos, chega o tempo dos SUV’s. No ramo dos carros
usados, os analistas prevêem que os SUV’s e crossovers dominem o mercado.
Representam atualmente 24% das vendas de carros na Europa. Com a implementação
de novas atualizações nestes carros, tornando-os mais seguros e confortáveis, o
aumento das vendas é previsível.
Mercado digital
Voltando ao tópico inicial, e tendo a tecnologia como
maior condutor deste negócio, falemos das plataformas digitais de venda de
carros. Esta mudança prende-se não só com a questão prática do negócio, desde o
pagamento às deslocações. Mas também com uma oferta de opções mais ampla e a
melhoria do serviço de venda e pós-venda. Isto porque qualquer vendedor pode
tratar da documentação e registos através da internet.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI