FPAK recomenda “HANS” no OffRoad e Montanha

Por a 28 Outubro 2010 11:48

A FPAK emanou recentemente um comunicado a alertar para a utilização obrigatória dos dispositivos de retenção da cabeça, vulgo “HANS”. A Federação portuguesa decidiu manter a obrigatoriedade da utilização geral, já decidida o ano passado e recomendar fortemente a utilização em 2011 no OffRoad (Autocross e Ralicross) e Montanha (Categorias 1 e 3), antecipando assim a obrigatoriedade que terá lugar a partir de 2012.

Eis o comunicado na íntegra:

Utilização obrigatória dos dispositivos de retenção da cabeça (“HANS”)

Através do Comunicado 064/2009 de 27 de Outubro de 2009, a FPAK deu a conhecer publicamente as regras a vigorarem em 2010, no que se refere à utilização do dispositivo de retenção de cabeça.

Na sua reunião plenária de 25 de Outubro de 2010, a Direcção da FPAK decidiu em relação a 2011:

1) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas dos Campeonatos de Portugal de Ralis, Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e Campeonatos e Taças de Portugal de Circuitos (GT’s e Turismos);

2) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos e co-pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA em todas as provas dos Campeonatos dos Açores e da Madeira de Ralis;

3) Manter a obrigatoriedade para todos os pilotos da utilização de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de velocidade em circuito (Campeonatos de Sport Protótipos e quaisquer Fórmulas ou Troféus que decorram em circuitos de velocidade), com excepção dos Campeonatos e Taças de Portugal de Clássicos (Circuitos) em que a sua utilização é fortemente recomendada;

4) Manter a obrigatoriedade da utilização por todos os pilotos de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, em todas as provas de Montanha (Categoria 2);

5) Recomendar fortemente a utilização em 2011 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos participantes nas provas dos Campeonatos de Portugal de OffRoad (Autocross e Ralicross) e de Montanha (Categorias 1 e 3), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2012 tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos;

6) Recomendar fortemente a utilização em 2011 de um dispositivo de retenção da cabeça aprovado pela FIA, por todos os pilotos e co-pilotos participantes nas provas do Campeonato Open de Ralis e Troféu Nacional de Clássicos (Ralis), sendo que a partir de 1 de Janeiro de 2012, tal utilização será obrigatória nesses mesmos Campeonatos/Troféus.

Nestes termos, as datas do início da obrigatoriedade de utilização em Portugal dos dispositivos de retenção da cabeça aprovado pela FIA, ficam demonstradas no quadro resumo que adiante se transcreve:

Aplicação Pilotos Co-pilotos

 

Campeonato e Taça de Portugal de Circuitos (CPC) 01.01.2008

 –

Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR)  01.01.2008  01.01.2008

 

Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT)  01.01.2008  01.01.2008

 

Campeonato dos Açores de Ralis (CRA)  01.05.2009  01.05.2009

 

Campeonato da Madeira de Ralis (CRM)  01.06.2009  01.06.2009

 

Campeonato e Taça de Portugal de GT (CPGT)  01.01.2010  –

 

Campeonato de Portugal de Sport Protótipos (CPSP)  01.01.2010  –

 

Campeonato de Portugal de Montanha (CPM – Categoria 2)  01.01.2010  –

 

Campeonato Open de Ralis (COR)  01.01.2012  01.01.2012

 

Trofeu Nacional de Clássicos (Ralis) (TNCR)  01.01.2012  01.01.2012

 

Campeonatos de Portugal de Montanha (CPM)  01.01.2012  –

 

Campeonatos de Portugal de OffRoad (CPO)  01.01.2012  –

 

sendo ainda a sua utilização fortemente recomendada para todos os outros Campeonatos, Taças e Troféus nacionais ou regionais.

Comunicado 059/2010 – FPAK

Lisboa, 26 de Outubro de 2010

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