Algarve Historic Festival: Regresso do Mundial de F1

Por a 13 Outubro 2010 10:59

Depois de um ano de ausência, o Campeonato de Fórmula 1 Históricos regressa a Portugal, visitando pela primeira vez o Algarve Historic Festival, onde terá lugar a sua última jornada do ano. Tendo surgido pela primeira vez em 1995 como Thoroughbred Grand Prix F1, esta competição evoluiu alguns anos depois, com o Federação Internacional do Automóvel a dar-lhe o oval para se tornar um verdadeiro campeonato.

Esta competição está aberta a monolugares de Fórmula 1 ativos nos anos em que se corria com motores atmosféricos de 3000 cm³ até 12 cilindros, uma época que durou entre 1966 e 1985 e que foi apelidada de ‘Era Cosworth’, assim chamada já que o motor DFV V8 desenvolvido por Mike Costin e Keith Duckworth a partir de um bloco Ford, estreado no GP da Holanda de 1967, era usado por quase todas as equipas. Assim, a grande maioria dos carros participantes nas corridas de F1 Históricos também usam este propulsor. A exceção são os carros da BRM e Ferrari, que usavam motor próprio.

Existe, depois uma divisão em quatro classes: Classe A para carros construídos entre 1966 e 1971 (geralmente com radiador montado à frente), Classe B para carros pós-1971 sem efeito de solo, Classe C para pós-1971 com efeito de solo e Classe D para pós-1971 com fundo plano (na maioria construídos depois de 1982).

Português inglês

Em anos anteriores, Rodrigo Gallego competia regularmente no Campeonato de F1 Históricos, o qual ganhou à classe em quatro ocasiões, sagrando-se ainda campeão absoluto em 2004, na altura ao volante de um March 761. Gallego também utilizou um Minardi M85. Agora, o piloto lisboeta já não faz parte da caravana do campeonato, mas as cores nacionais continuam bem representadas. Bobby Verdon-Roe, inglês radicado em Palmela, corre há anos com a bandeira portuguesa no seu fato de competição, e pretende renovar no Algarve o título conquistado no ano passado. Este ano, Verdon-Roe trocou o seu anterior McLaren M26 por um mais recente MP4/1B.

Algarve Historic Festival: Regresso do Mundial de F1

O título, no entanto, está longe de estar entregue. Verdon-Roe chega ao Algarve empatado em pontos com Peter Meyrick, que conduz um March 761. Como os dois correm em classes diferentes, ambos estão dependentes do andamento de outros pilotos. O japonês Katsu Kubota também está somente a seis pontos e poderá aproveitar qualquer erro ou desaire dos dois primeiros para fazer a reviravolta final.

Algarve Historic Festival: Regresso do Mundial de F1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado