Adriano Cerqueira: O homem que nos trouxe a F1 durante 25 anos

Por a 24 Março 2020 08:35

Adriano Cerqueira faleceu, há 15 anos, na quinta-feira dia 3 de fevereiro de 2005, na sua residência em Lisboa, vitimado por doença prolongada. Dedicou uma grande parte da sua vida à comunicação social e ao automobilismo e não pode deixar de ser recordado por tudo o que fez.

Foi ele que negociou os primeiros contratos da Fórmula 1 em Portugal com Bernie Ecclestone e foi sempre um acérrimo defensor da F1 e do desporto motorizado. Mas, acima de tudo foi um homem de grande dimensão em múltiplos aspectos… e um homem bom!

Contava 66 anos e desempenhava as funções de director do “Jornal do Benfica” desde 2001, sendo ainda um dos responsáveis pelo Salão Internacional do Automóvel, desde o ano de 2000. Adriano Cerqueira nasceu em Braga, a 17 de Outubro de 1938 e, com 18 anos, rumou a Lisboa, para estudar Direito. Contudo, depressa percebeu que não tinha sido talhado para a advocacia – na Faculdade, foi ele o editor do jornal universitário “Quadrante”.

Mobilizado para a guerra colonial, esteve em Nambuangongo, uma das zonas mais críticas de Angola, durante dois anos e meio. De regresso, recebeu e aceitou um convite para trabalhar na RTP, começando, em 1961, como assistente de realização. Um ano depois, integrou a direcção de informação, de onde saiu para assumir as funções de director de programas.

Na televisão pública, foi jornalista, chefe de redacção, pivô dos noticiários aos fins-de-semana, programador e director de informação e de programação, tendo-se dividido pelos dois canais. Rescindiu amigavelmente com a estação pública em 1996, alegando que «precisava de mudar de ares.»

A sua voz ficou para sempre registada nas transmissões em directo das corridas de F1, onde foi durante 25 anos comentador, ao lado de Domingos Piedade, e enviado especial. A primeira corrida de F1 que comentou em directo foi o GP de Itália de 1970, que ficaria marcado pela tragédia da morte de Jochen Rindt, nesse ano consagrado Campeão do Mundo a título póstumo.

Mas, para lá da televisão, Adriano Cerqueira destacou-se igualmente na rádio, tendo-se estreado na Emissora Nacional e colaborado no programa “Quatro Tempos”, na Rádio Comercial. Mais recentemente foi, com Domingos Piedade e António Nicolau, uma das vozes de um programa sobre histórias de automóveis, transmitido pela RFM.

Na imprensa escrita, o nome de Adriano Cerqueira encontra-se ligado a diversos títulos, desde generalistas a especializados.Com José Eduardo Moniz, lançou os jornais “24 Horas”, “O Jornal de Sábado” e “A Primeira Página”. Contudo, a sua paixão pelos automóveis – foi mesmo piloto de ralis, em 1963 e 1964 – levou-o a dar a cara por vários projectos. Escreveu e dirigiu “O Volante” e a revista “Automundo”, pertenceu ao Conselho Editorial da revista “Automotor”

e foi cronista da “Turbo”. Adriano Cerqueira era o sócio nº 48416 do Sport Lisboa e Benfica e, no clube lisboeta, a bandeira esteve durante três dias a meia haste, em sinal de luto. Nome incontornável quando se fala de jornalismo especializado no mundo automóvel, era um admirador declarado de Ayrton Senna.

Recordamo-lo, porque nunca o esqueceremos.

Há sempre uma primeira vez

Outubro de 1988. Grande Prémio do Japão em Suzuka. O Mundial de Fórmula 1 estava ao rubro. Ayrton Senna podia conquistar o seu primeiro título absoluto, mas o seu eterno rival (e companheiro de equipa na McLaren) não queria deixar os seus créditos por mãos alheias. Depois dos treinos de Sábado a sala de imprensa fervilhava com o constante rodopio de mais de 500 jornalistas que conjecturavam sobre todos os cenários possíveis para a corrida de domingo. Na altura o AutoSport saía à terça-feira e a pressão ainda não era uma constante… só mesmo lá mais para domingo. Sentado numa bancada revia alguns apontamentos e procurava confirmar as últimas cachas. Eis senão quando chega ao pé de mim o Domingos Piedade, que dispara: “vais ser célebre”. Desconfiado perguntei-lhe o motivo de tão contundente afirmação, ao que o Domingos retorquiu: “se o Ayrton for Campeão, a RTP vai fazer a sua primeira transmissão unilateral de Fórmula 1 na conferência de imprensa após o final da corrida e eu não posso estar presente.

Tenho de sair daqui logo que acabar o Grande Prémio para tentar chegar a Osaka a horas de apanhar um avião para Londres. Falei agora com o Adriano e ele disse-me que não havia problema, fazias tu.”

Valha a verdade que fiquei um pouco atrapalhado e confesso que durante a corrida quase “torci” para que a decisão ficasse adiada para a Austrália. Só que o Ayrton ganhou após uma corrida fabulosa e lá fui eu para a unilateral da RTP. Claro que não fiquei célebre, mas fiquei, isso sim, profundamente agradecido ao Adriano pela confiança que tinha depositado em mim. O Adriano era, sem sombra de dúvida, um dos melhores profissionais da televisão portuguesa e um profundo conhecedor do desporto automóvel na generalidade e da Fórmula 1 em particular. Capaz de dar a mão a um amigo, de aconselhar e acarinhar quem estivesse em dificuldades, mas mantendo sempre um elevado padrão de exigência. O mesmo que impunha a si próprio! O Adriano há muito já não está entre nós. Está ao pé do seu amigo Ayrton. Rui Freire

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores