Ricardo Leitão continua a brilhar

Por a 19 Novembro 2010 17:41

Ricardo Leitão continua em destaque. Depois da surpresa do 10.º melhor tempo nos treinos cronometrados de ontem, na categoria DD2, Ricardo Leitão mostrou, hoje, em La Conca (Itália), onde decorrem as Finais Mundiais Rotax, um andamento ao mais alto nível, como o atesta o quarto posto obtido na segunda sessão de qualificação e o quarto lugar em que rodou durante a maior parte do tempo da primeira sessão.

Quanto aos restantes portugueses em prova – a representação nacional está a cargo de sete pilotos – começam a subir posições nas diferentes classificações, estando apenas em risco o apuramento de José Pedro Faria, na categoria Júnior. O 25.º posto registado na sua segunda de qualificação (a primeira abandonou) deixa tudo em aberto para hoje, sendo de desejar uma prova acima da média do piloto de Amarante na derradeira qualificação de amanhã, que lhe permita, depois, aceder às repescagens.

Paulo Pereira, na Max, Gonçalo Gouveia, na Júnior, e João Freitas, João Correia e Miguel Barbosa, na DD2, tiveram uma jornada dentro das expectativas, embora a sorte tenha sido madrasta para Freitas e Barbosa.

Júnior: Pedro Faria, rápido mas quase afastado

Na categoria Júnior, José Pedro Faria e Guilherme Gouveia tiveram, hoje, desempenhos bem distintos. Guilherme Gouveia – que tinha obtido o 28.º melhor tempo nos treinos cronometrados de ontem – fez o 26.º registo mais rápido no “warm-up” de hoje, segurou o 23º lugar na sua primeira manga de qualificação e trepou até 13.º na segunda presença em pista. Ou seja, o piloto da Madeira está a fazer da regularidade a sua principal arma e, lentamente embora com segurança, e sobretudo sem correr grandes riscos, está a subir no “ranking” da categoria.

Já José Pedro Faria está a ser vítima da sua própria inconstância. No “warm-up”, o piloto de Amarante foi o mais rápido em pista, ainda húmida e com o asfalto frio, mas viu-se obrigado a abandonar a primeira sessão de qualificação, ainda na primeira volta, quando discutia os lugares da frente e se viu abalroado no meio de uma “molhada”. Já na segunda sessão de qualificação, Faria jogou pelo seguro e terminou em 25.º, mas praticamente hipotecou as suas hipóteses de apuramento para as finais, inclusive na repescagem.

Max: Paulo Pereira quer ficar nos cinco primeiros

Depois dos treinos cronometrados de ontem com relativo um sabor amargado (25.º), Paulo Pereira começou, hoje, a apresentar os atributos com que vem creditado. 12.º piloto mais rápido no “warm-up”, 13.º na sua primeira sessão de qualificação e 8.º na segunda deixam perceber que o piloto de Fafe, três anos consecutivos vencedor do Troféu Rotax na categoria Max, está a aproximar-se do seu melhor.

Talvez por isso Paulo Pereira insista que está em La Conca , pista onde corre pela segunda vez na sua carreira desportiva, com o objectivo de “ficar entre os cinco primeiros”.

DD2: Ricardo Leitão veloz e regular

Ricardo Leitão e João Correia foram os representantes da comitiva nacional que mais se evidenciaram hoje na categoria DD2. Correia, vencedor do Troféu Rotax desta temporada, prosseguiu a sua caminhada segura rumo ao apuramento para a final. Depois do 23.º tempo nos treinos cronometrados de ontem, obteve hoje 14.º na sua primeira qualificação e 8.º na segunda.

Mas foi Ricardo Leitão que voltou a brilhar. No “warm-up” o piloto de Lisboa obteve o quarto melhor “crono”, posição que repeteria durante grande parte da sua primeira sessão de qualificação, até que se viu envolvido numa carambola que o atirou para 17.º Na segunda sessão, numa prova isenta de erros, Ricardo Leitão garantiu de novo o quarto posto, numa demonstração de regularidade competitiva que, esta época, não se viu em Portugal.

Quanto a Miguel Barbosa e a João Freitas, a sorte não os bafejou. Barbosa foi abalroado na primeira volta da segunda sessão qualificativa e viu-se relegado para 26.º, depois de ter mostrado andamento para rolar no meio do pelotão, enquanto João Freitas, de igual modo na sua segunda sessão, levou um toque e caiu para 32.º, depois de, também ele, ter rodado, todo o dia, entre os 15 mais rápidos.

Paulo F. Silva

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado