Quatro portugueses apurados para a jornada decisiva das Finais Mundiais Rotax

Por a 20 Novembro 2010 17:01

Guilherme Gouveia, na categoria Júnior, Paulo Pereira, na Max, e João Correia e Ricardo Leitão, na DD2, garantiram, ontem, o acesso às pré-finais das Finais Mundiais Rotax, que terminam amanhã em La Conca. A representação portuguesa fica, agora, sem a participação de José Pedro Faria, na Júnior, e de João Freitas e Miguel Barbosa, ambos na DD2. O maior evento de karting do Mundo tem, amanhã, a jornada decisiva.

Para os portugueses, o momento mais alto na ronda de hoje foi a vitória de Guilherme Gouveia na corrida de repescagem, que recuperou os seis primeiros para as pré-finais de amanhã. O triunfo do madeirense foi, de resto, festejado a preceito. Merecidamente.

Júnior: José Pedro Faria azarado

Tiveram sortes diferentes os dois portugueses que participam, em La Conca, na categoria Júnior das Finais Mundiais Rotax. José Pedro Faria, que voltou a mostrar saber ser muito rápido, não passou incólume a uma série de azares que, uma vez mais, marcaram o seu dia e impediram o seu apuramento para as finais de amanhã. Já Guilherme Gouveia soube manter sempre uma toada veloz e atenta, aproveitando a primeira grande oportunidade que teve para agarrar a vitória na corrida de repescagem e o consequente apuramento para a derradeira jornada. Para o piloto da Madeira, o apuramento para as finais representa a concretização do objectivo definido à partida.

Com um 22.º lugar na última sessão de qualificação, hoje disputada, Gouveia apresentou-se na corrida de repescagem como o 36.º melhor do “ranking” da categoria. Tanto para o madeirense como para Faria (51.º do “ranking”) a missão não era fácil, mas as contingências próprias de uma corrida com 34 candidatos a apenas seis beneficiados marcaram o destino de ambos. Nas duas primeiras curvas após a largada, José Pedro Faria não logrou passar incólume, sendo remetido para os últimos lugares e ficando com o apuramento irremediavelmente comprometido.

Já Guilherme Gouveia passou ileso às “molhadas” da partida e, de repente, viu-se no segundo posto. Aí, o madeirense fez pela vida, primeiro para segurar a posição e, depois, para lutar pela vitória, quando percebeu que estava ao seu alcance. Em luta directa com Lucas Pace, de Malta, Guilherme Gouveia levou e bem a melhor, consolidando nas oito voltas da corrida uma vantagem final de quase meio segundo.

Max: apuramento directo para Paulo Pereira

Ainda a subir de ritmo continua Paulo Pereira que, hoje, depois de um modesto “warm-up” (22.º), conquistou o 10.º lugar na sua sessão de qualificação e garantiu o apuramento directo para as pré-finais de domingo, graças ao seu 12.º lugar no “ranking” dos pilotos da categoria Max.

O piloto de Fafe confessa que contava, nesta fase das Finais, “estar um pouco mais acima” na tabela classificativa e explica o resultado com o facto de, nos últimos cinco anos, ter corrido sempre com chassis Intrepid. De facto, os karts em prova, nesta categoria, estão todos equipados com chassis Hasse, parceiro na Rotax no evento de La Conca.

 Apesar de tudo, e dos “acertos que ainda teremos de fazer para evoluir um pouco mais”, Paulo Pereira continua a acreditar que, também com alguma sorte, poderá cumprir o objectivo definido antes destas Finais Mundiais: “Ficar entre os cinco primeiros”.

DD2: “meia derrota”

Por fim, na DD2, os representantes portugueses não atingiram todos o grande objectivo (o apuramento para as pré-finais), mas a “meia derrota” de hoje é, sob outro ponto de vista, uma “meia vitória”.

Pelo terceiro dia consecutivo, Ricardo Leitão voltou a marcar ritmo entre os da frente. Na sua sessão de qualificação, Leitão obteve o nono lugar em pista, mas depois acabaria por ver o seu tempo agravado com 10 segundos, devido a um toque no arranque. A penalização ajudou a atirar o piloto de Lisboa para o 23.º posto do “ranking”, o que é, de certo modo, injusto atendendo à performance surpreendente que o piloto tem revelado de modo constante.

Seja como for, Ricardo Leitão garantiu o acesso directo às pré-finais de amanhã, tal como João Correia, vencedor dos três últimos Troféu Rotax. João Correia manteve a toada das jornadas anteriores e concluiu em 17.º a sua sessão de qualificação, mostrando que não conseguindo ser excepcionalmente rápido é, no entanto, muito eficaz a aproveitar os erros dos adversários, fruto da experiência adquirida pelo piloto do Porto.

Menos felizes foram João Freitas e Miguel Barbosa, que não foram além do 15.º e do 27.º lugares nas derradeiras sessões de qualificações. Tendo que apostar tudo na “lotaria” da corrida de repescagem, João Freitas ainda chegou a pensar que seria possível continuar em prova, rodando em 9.º e, depois, em 11.º durante a maior parte da corrida, integrado num grupo de oito pilotos que discutiu o sexto e último lugar de acesso às pré-finais. Só que, já perto do final, não logrou evitar dois pilotos que se despistaram numa das duas zonas de travagem forte do circuito e deitou tudo por terra.

Já Miguel Barbosa viu todos os sonhos “arrumados” na primeira curva, ao não conseguir evitar a “molhada” do costume. No entanto, e atendendo a que foi a primeira vez que o piloto de Famalicão rodou em competição na DD2, o saldo é francamente positivo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado