Campeonato de Portugal de Karting arrancou em Leiria: bons espetáculos
Rodrigo Ferreira, Paulo Martins, Filipe Santos, Martim Meneses, Gabriela Teixeira, Guilherme Morgado, Artur Loureiro e Rodrigo Carreira venceram hoje no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, no fecho da primeira jornada dupla que decorreu no Kartódromo Internacional de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria (NDML).
Os 76 participantes na jornada inaugural do Campeonato de Portugal de Karting Toyota ofereceram novamente hoje um bom espetáculo em Leiria. Na prova de hoje da categoria-rainha do Karting nacional, a X30, teve 28 pilotos em pista e Martim Meneses (CRG) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com uma volta em 45,992s. O jovem madeirense, campeão nacional em título da categoria Júnior, dominou também a manga de qualificação, vencendo na frente de Henrique Ventura Oliveira (Kart Republic), os dois pilotos que partilharam a primeira linha da grelha para a Final. Gabriel Caçoilo (LN) e João Faria (CRG) partiam logo atrás.
A Final, disputada em 20 voltas, teve de ser interrompida devido a um incidente que obrigou à entrada em pista da equipa médica, para assistir o jovem Eduardo Nicolau. Quando foi reatada, Martim Meneses continuou a controlar as operações e conseguiu mesmo uma estreia perfeita na categoria X30 Sénior, repetindo a vitória que já tinha conseguido na prova de sábado. Henrique Ventura Oliveira foi o principal perseguidor do jovem madeirense e conseguiu um motivador 2.º lugar, depois de ter tido bastante azar na Final de sábado. Tal como no sábado, Diogo Pinto (Maranello) fez uma excelente recuperação e voltou a subir ao pódio em Leiria.
Gabriel Caçoilo e Miguel Silva (Pantano) estiveram na luta pelo derradeiro lugar do pódio e completaram o top 5, logo na frente de um grupo que incluía o aguerrido João Faria e um trio de pilotos que subiram bastantes lugares: Maximiano Radeck (CRG), Tomás Lemos (Birel ART) e Santiago Alves (Parolin). Afonso Ferreira (Tonykart) também terminou nos dez primeiros e Francisca Queiroz (TBKart) recuperou 11 lugares (!) para terminar como melhor piloto feminina.
Categoria X30 Super Shifter
Rodrigo Ferreira (Sodikart) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com a marca de 45,196s. Na manga de qualificação, venceu Mário Borges (Maranello), na frente de Hugo Marreiros (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Rodrigo Ferreira e Henrique Cruz (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Mário Borges aproveitou bem a pole-position para liderar as primeiras três voltas, mas a partir daí Rodrigo Ferreira assumiu o comando para não mais o largar até final, vencendo com uma margem confortável para a concorrência, quer à geral quer na classe Sénior. Mário Borges conseguiu garantiu a segunda posição à geral e na Sénior e o sul-coreano Kim Hwarang completou o pódio, quer à geral quer da Sénior. Paulo Martins (Birel ART) foi um dos protagonistas ao terminar a Final na quarta posição à geral e na primeira posição da classe Gentleman, seguindo-se Filipe Santos (Kosmic), que encerrou o top-5 à geral e triunfou na classe Master. Bruno Frota (Sodikart) – 2.º Master – terminou na sexta posição, seguindo-se Hugo Marreiros (Tonykart) – 3.º Master, com problemas na 11.ª volta quando era 3.º classificado –, Sérgio Carvalho (Lenzokart) – 2.º na Gentleman – e Rui Pires (Kali Kart), 3.º na Gentleman. Joseph Oliveira (Lenzokart) foi forçado a abandonar, assim como Ricardo Alves (Kosmic), Henrique Cruz (Birel ART) – autor da volta mais rápida em 45,673s – e André Serafim (Birel ART).
Categoria Júnior
Jan Rodrigues (Kart Republic) foi hoje o mais rápido nos treinos cronometrados, com uma volta em 47,714ss. Na manga de qualificação, Gabriela Teixeira (Kart Republic) conseguiu bater toda a concorrência e assegurou a pole-position para a Final, tendo António Macedo (CRG) a seu lado na primeira linha da grelha. Afonso Ferreira (TBKart) e Tomás Fernandes (TBKart) partiam logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 20 voltas, Gabriela Teixeira esteve muito forte e liderou logo desde a fase inicial, resistindo de forma exemplar à pressão dos seus adversários. Principalmente de Tomás Fernandes, que com um ‘forcing’ final ainda se aproximou da jovem piloto de Gondomar, que, contudo, garantiu a sua primeira vitória no Campeonato de Portugal de Karting Toyota. Um justo prémio para a jovem piloto de 13 de anos, que nas últimas épocas já tinha demonstrado uma enorme evolução.
Tomás Fernandes também voltou a subir ao pódio em Leiria, registando ainda a volta mais rápida da Final. António Macedo, por outro lado, conseguiu um meritório 3.º lugar, três semanas depois de ter conquistado o título do Open de Portugal de Karting. Afonso Ferreira foi o 4.º classificado, acumulando pontos importantes, enquanto Martim Marques (Kart Republic), que tinha dominado a prova de sábado, fez uma corrida de recuperação e terminou dentro do top 5. Depois de ter conseguido um pódio no Open de Portugal, Oliver Benes (CRG) fechou o fim de semana de Leiria com um 6.º lugar, na frente de Diogo Caetano (Birel ART), Vasco Tavares (Kart Republic) e Jan Rodrigues, que tinha começado o dia entre os mais rápidos. Ainda com pouca experiência, Tomás Carapucinha (Birel ART) conseguiu um positivo 10.º lugar, terminando logo na frente de Afonso Azevedo (Kart Republic).
Categoria X30 Mini
Guilherme Morgado (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o registo de 51,659s. Na manga de qualificação, o piloto de Loures voltou a ser o mais forte, na frente de Romeu Mello (Kart Republic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Afonso Lopes (Kart Republic) e Mário Silva Lora (CRG) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Guilherme Morgado largou da pole-position, mas foi Romeu Mello quem liderou as primeiras quatro voltas, tendo depois passado para o comando Afonso Lopes, piloto que à passagem da 13.ª volta foi forçado a abandonar, numa altura em que liderava a corrida. Guilherme Morgado assumiu a liderança e apesar das investidas da concorrência, acabou por ser o primeiro a ver a bandeira xadrez e com a volta mais rápida em 51,845s. Romeu Mello terminou logo a seguir na segunda posição, com uma escassa desvantagem de 78 milésimos de segundo para Guilherme Morgado, enquanto Mário Silva Lora completou o pódio, pressionado por Leonor Rocha (TB Kart), a quarta classificada, tendo José Pedro Pinto (Birel ART) encerrado o top-5 com uma boa corrida. Mateus Gomes (Birel ART) foi o sexto classificado, na frente de Francisco Correia (CRG), Duarte Rodrigues (DR), Teo Peltrene (Birel ART) e Lourenço Vilão, que fechou o top-10, pressionado por Francisco Iglésias, estreante na categoria.
Categoria Cadete
Artur Loureiro (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 54,003s. Na manga de qualificação, Lourenço Antunes (Birel ART) conseguiu bater a concorrência e venceu na frente de Artur Loureiro, com ambos a partilharem a primeira linha da grelha de partida para a Final. José Diogo (Tonykart) e Luís Fernandes (Birel ART) largaram logo atrás, da segunda linha.
Na Final, disputada em 12 voltas, conseguiu colocar-se na frente após o arranque e depois construiu uma vantagem superior a três segundos, que geriu na parte final. Foi a segunda vitória consecutiva do jovem piloto de Vila Nova de Gaia no arranque do CPK. Lourenço Antunes também voltou a mostrar argumentos para discutir o título nacional com Artur Loureiro, conseguindo mais um pódio, enquanto José Diogo festejou, em “casa”, o seu primeiro pódio na Cadete, depois de ter sido campeão nacional na Iniciação. Luís Fernandes também lutou até à bandeirada de xadrez pelo derradeiro lugar do pódio, assegurando o 4.º lugar, com Tomás Fontes a curta distância dos dois pilotos que terminaram à sua frente.
Categoria Iniciação
Rodrigo Carreira (Birel ART) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m16,029s e depois venceu a manga de qualificação, na frente de Lana Pelfrene (Birel ART) e de Salvador Glória (Parolin). Na Final, disputada em 5 voltas, Rodrigo Carreira (Birel ART) revelou-se o mais forte e voltou a somar mais uma vitória, apesar das investidas de Lana Pelfrene, que terminou logo a seguir na segunda posição e com a volta mais rápida em 1m16,220s (embora tenha sido penalizada em cinco segundos por falsa partida). Salvador Glória completou o pódio.
A segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para 20 e 21 de abril e será disputada no Kartódromo de Viana do Castelo.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI