Academia Rotax: Formação para todos em Viana do Castelo

Por a 3 Fevereiro 2014 14:48

O Kartódromo de Viana do Castelo vai alargar o seu leque de formação através da sua Academia Rotax criada há dois anos. Para além de proporcionar o início da prática do Karting a jovens dos 4 aos 15 anos de idade há uma década, em breve contará com uma escola para adultos e uma academia de formação para mecânicos.

As academias de formação de jovens pilotos de Karting têm vindo a crescer nos últimos anos. O Kartódromo de Viana do Castelo tem vindo a apostar desde há alguns anos na procura de novos talentos e mais recentemente tem apostado na Academia Rotax para alcançar esse objetivo. “O Kartódromo de Viana do Castelo é, desde há uma década, uma das entidades que mais tem investido na formação de novos e jovens pilotos, através de diversas e reconhecidas iniciativas, tendo começado com a Escola de Karting e posteriormente com a Formula Jovem, o “Onde está o Ás”, concurso que se realizou a norte e a sul de Portugal, assim como na vizinha Galiza, ao longo de três anos… e mais recentemente com a Academia Rotax. Ao longo do tempo, fomos investindo em meios e em formadores, fomos adquirindo competências para formar jovens pilotos, não só em termos de pilotagem, como também em questões ligadas à segurança rodoviária e no que diz respeito à formação e crescimento pessoal”, conta-os Luís Sanches, um dos responsáveis pelo Kartódromo de Viana do Castelo.

Neste momento, o Kartódromo de Viana do Castelo dispõe de uma frota de karts para formação. Tem para o efeito um total de 35 karts distribuídos por várias categorias –com motores a 4 tempos para iniciação e motores Rotax de competição a 2 tempos para a classe mais evoluída –, de acordo com as faixas etárias dos pilotos que vão desde os quatro anos até aos 15.

Mais de 140 alunos…

“Atualmente, a aposta do Kartódromo de Viana do Castelo está centrada na Escola de Karting e na Academia Rotax. A Escola de Karting é já uma grande tradição deste Kartódromo, pois vai já no 11º curso, onde no total já passaram mais de 140 alunos, alguns dos quais foram já campeões nacionais e outros têm demonstrado excelentes qualidades e resultados muito positivos em diferentes competições”.

De acordo com Luís Sanches, no curso da Escola de Kart, “os futuros pilotos aprendem desde as noções mais básicas de pilotagem a conceitos já mais evoluídos, onde lhes é explicado questões ligadas à segurança, à mecânica, às regras de desportivismo, como se organiza e como é composta uma corrida federada, as entidades que regem este desporto, etc…, terminando esta formação com uma corrida entre todos, e cujos resultados são sempre muito positivos, sendo que os pilotos surpreendem até os próprios pais com a sua evolução. Fruto das excelentes condições deste espaço, os alunos têm sempre uma componente teórica em sala de formação e de seguida formação em pista, utilizando no início do curso a pista mais pequena (468 metros) e terminando na pista grande (1117 metros)”.

Surgimento da Academia Rotax

Para fazer uma transição mais adequada da Escola de Karting para as competições federadas, o Kartódromo de Viana do Castelo decidiu criar a Academia Rotax. “Após o curso na Escola de Karting e porque passar para campeonatos e troféus federados é um salto muito grande – e por vezes dissuasor do aparecimento ou até continuidade na modalidade de muitos jovens pilotos –, o Kartódromo de Viana criou há dois anos a Academia Rotax. Trata-se de um conceito inovador que coloca ao dispor dos jovens pilotos karts de competição (nas categorias Iniciação, Micro-Max e Mini-Max) durante todo o ano. Deste modo os pilotos podem treinar sempre que quiserem, pois o kart atribuído a cada um é apenas para sua utilização exclusiva, por preços a rondar os 60 euros por mês. Além da disponibilidade de kart e de pista, o Kartódromo de Viana organiza uma competição entre todos os alunos da Academia, com uma prova por mês, composta por uma aula teórica para aprofundar os seus conhecimentos, que vão desde as noções de condução, noções de mecânica, preparação física, mental e alimentar. Depois é a vez das corridas, onde somos surpreendidos com a capacidade destes jovens pilotos e com a sua grande evolução em tão curto espaço de tempo.

Além dos monitores do Kartódromo de Viana, estas ações contam com a presença, apoio e ensinamentos de pilotos reconhecidos, tendo neste momento como monitor o piloto bracarense Pedro Loures”, sustentou Luís Sanches, para depois finalizar: “Como a inovação tem que ser constante, temos projetos que irão arrancar em breve: um será criar escola para adultos e outro será a criação de uma academia de formação para mecânicos”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado