Max Mosley responde à FOTA e pede que se inscrevam para mudarem as regras

Por a 8 Junho 2009 20:58

O presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Max Mosley, escreveu às oito equipas da Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) a pedir que se inscrevam de forma incondicional na F1 para 2010, de maneira a poderem trabalhar na constituição de novas regras.

Isto porque, alega Mosley numa carta enviada às equipas e à qual o Autosport.com teve acesso, a melhor maneira das equipas contribuírem para o futuro da modalidade passa pelo trabalho conjunto de todas as partes, única forma de se chegar a um entendimento. Tanto mais que, de acordo com os regulamentos da FIA, as regras só poderão ser alteradas com o consentimento de todas as equipas, com o britânico a manifestar o seu desejo de discutir as novas medidas com a FOTA.

Contudo, ao inscreverem-se de forma incondicional, as equipas terão aceitado a imposição de um tecto orçamental, com Mosley a garantir, contudo, que só a partir dai se poderá começar a trabalhar em novos regulamentos que vão ao encontro dos desejos das equipas.

“De acordo com o Código Desportivo Internacional (Art.º 66) não podemos mudar as regras de 2010 publicadas sem termos o consentimento de todos os competidores inscritos. No entanto, assim que tivermos uma lista de inscrições confirmadas, podemos proceder a mudanças desde que tenhamos o acordo unânime. Têm, portanto, a opção de participar neste processo como um participante confirmado ou não. De forma a participarem, deverão escrever-nos a confirmar que as vossas inscrições são incondicionais”, revela a missiva.

Mosley refere, ainda, que a solução para todo este problema poderá ser “relativamente simples” e que é sua intenção agendar uma reunião com todas as equipas confirmadas no final deste mês para debater os regulamentos e as propostas para reduzir os custos realizadas pela FOTA. “Já sabemos a posição de algumas das prováveis novas equipas em relação às medidas propostas e a sua resposta é amplamente positiva pelo que uma solução deverá ser relativamente simples de alcançar”, continuou.

Quanto ao desejo das equipas de contarem com um novo Pacto da Concórdia até ao dia 11 de Junho, Mosley responde que isso é impossível de fazer até essa data, devido ao grande número de candidaturas para avaliar, no que diz respeito a novas equipas para 2010.

“Estamos prontos a iniciar imediatamente as discussões com vista à assinatura de um novo acordo sem atraso. No entanto, não há possibilidades disso ser concluído antes de avançar com a lista definitiva de 2010”, observou, acrescentando que a FIA “precisa de saber com quem é que vai discutir o novo acordo. Existirão, certamente, equipas novas em 2010 e neste momento parece improvável que todas as equipas de 2009 participem em 2010. Obviamente, isso só será debatido com as equipas de 2010”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado