GP de Portugal de F1: “dependente de público ou de apoio do Governo”

Por a 5 Fevereiro 2021 10:17

Tal como o Autosport já tinha revelado, a data que continua em aberto no Mundial de Fórmula 1, 2 de maio, e que está ‘reservada’ para o GP de Portugal de Fórmula 1, está, segundo Ni Amorim, presidente da FPAK, “dependente de público ou de apoio do Governo”.

Há muito tempo que este processo está a ser tratado em Portugal, entre a federação, o Promotor e o governo, mas com a situação gravosa que existe de momento em Portugal e devido ao facto da Fórmula 1 trabalhar com muito avanço, este assunto tem que estar definido até ao meio deste mês, de modo a que a F1 tenha tempo para explorar outras alternativas.

Neste contexto, Ni Amorim, em declarações à Agência Lusa, confirma que essa decisão tem que ser tomada até “meados de fevereiro”: “Era até final do mês [de janeiro] que tinha de se tomar uma decisão, que foi prorrogada para meados de fevereiro. A questão continua a prender-se com haver ou não público, o que nesta altura é difícil prever. É preocupante haver notícias de alternativas para acolher a prova de 2 de maio, que se pretende seja realizada em Portugal. Há muitos países que querem a Fórmula 1. Temos de lutar e fazer o nosso papel e as autoridades devem colaborar connosco para nos abrir uma janela de esperança. E ver se é possível organizar a prova sem público, mas com apoio do Estado”, disse Ni Amorim.

Ou seja: a presença de público atenua o investimento ou o governo tem que avançar com o apoio. Ainda falta algum tempo para o “sim ou sopas” e o governo tem ainda tempo para esperar para ver o que acontece em termos de pandemia, de modo a tomar a melhor decisão.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
3 anos atrás

Sejamos conscientes. Numa situação normal, até compreendia que o governo abrisse os cordões à bolsa, só que não estamos numa situação normal. Com grande parte da economia parada, as receitas dos impostos são menores, para além disso, o governo financia, embora de forma insuficiente, a restauração, portanto, o governo não pode, nem deve, desperdiçar dinheiro com coisas não imprescindíveis. Os únicos beneficiados, seriam os hotéis que acolheriam as equipas, um balão de oxigénio para eles, sem dúvida, mas, ainda assim, uma gota de água num mar de dificuldades. É óbvio que eu, como adepta de F1, gostaria imenso de um… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

Subscrevo por inteiro.

francis4422
francis4422
Reply to  Pity
3 anos atrás

Totalmente de acordo. O único benefício seria a promoção do destino Portugal (Algarve) por esse mundo fora enquanto destino turístico, mas como sabemos esse investimento só faria sentido se fosse prolongado por mais um/dois anos, já que o turismo está em coma por esse mundo fora e assim continuará até ao próximo ano.
E nesse aspecto acho que é ingénuo não acreditar que assim que as coisas retomem alguma normalidade, Portugal será logo “cuspido” do calendário. Não esquecer também que o Turismo de Portugal já tem este ano assumido o compromisso do Rali de Portugal.

Flat out!
Flat out!
Reply to  Pity
3 anos atrás

Não podia estar mais de acordo com o seu comentário.

joaofff
joaofff
Reply to  Pity
3 anos atrás

E a TAP?

Pity
Pity
Reply to  joaofff
3 anos atrás

A TAP o quê?

joaofff
joaofff
Reply to  Pity
3 anos atrás

Vende-se a falida TAP, e em troca aposta-se na F1.

Pity
Pity
Reply to  joaofff
3 anos atrás

Tenha juízo. Nem a brincar se pode comparar as situações.

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
3 anos atrás

Adoro automobilismo mas “apoio”!?? Estado a desembolsar..!?
Se houver vergonha nem 1 cêntimo.

Jorge
Jorge
Reply to  tnfsfcpgmail-com
3 anos atrás

Tenha calma, cada centimo que o estado investe neste tipo (seja na F1, rally, futebol, etc.) tem um retorno de x centimos.
Esse é um discurso fácil e demagogo, com esse pensamento nunca tinha acontecido nada em Portugal.

manuel moita
manuel moita
3 anos atrás

Errado se a dinheiro para Queimar no Novo Banco que é dinheiro para deitar par o Lixo é bolsos de alguns Criminosos também a dinheiro par a F1 pois a que aproveitar as oportunidades é se perdermos está não voltamos a ter F1 nos próximos 100 anos e prestígio e publicidade ao País a nível turístico são receitas nos Hotéis e não só

afmota
afmota
Reply to  manuel moita
3 anos atrás

Da mesma maneira que dois “a” não fazem um “há”, dois errados não fazem um correcto.

Scb2
Scb2
3 anos atrás

Ainda a contar com público nesta fase do campeonato e depois do que aconteceu com o GP do ano passado? Mas esta gente tem noção?
Quanto a apoio do estado, na situação que estamos, com tantos sectores afectados e que a ajuda é uma gota de água no oceano, como se pode falar em apoio do estado para a F1? Mesmo que o retorno seja superior, seria imoral gastar dinheiro na F1, atirando gasolina para a opinião pública e para todos aqueles em dificuldades.
Já tivemos um GP. Foi bom, porque é algo completamente fora do nosso campeonato.

bravojohny
bravojohny
3 anos atrás

Como adepto da modalidade seria excelente ver um GP de Portugal de F1 acontecer pelo segundo ano consecutivo, mas infelizmente neste momento e mesmo nos próximos meses não existem condições para que tal aconteça. Público nas bancadas, com a prova em Maio, é muito difícil. Em Outubro já vimos o que aconteceu e não é possível correr mais riscos com multidões e ajuntamentos, filas, etc. Por muito que custe, ver o governo avançar com cheques para garantir uma prova, ainda que isso favoreça o turismo no sul (bem devastado), a verdade é que esses milhões fazem falta noutro lado, em… Ler mais »

can-am
can-am
3 anos atrás

A presença de publico é fundamental,até porque o regresso á normalidade vai acontecer mais cedo ou mais tarde.E o ano passado todos os que lá foram, veio tudo doente foi uma desgraça ! Eleições e comicios politicos isso sim o virus é selectivo ! As pessoas que “pensem” um pouco…pela sua cabeça e não pela dos outros !

Last edited 3 anos atrás by Speedway
Pity
Pity
Reply to  can-am
3 anos atrás

O regresso à normalidade vai acontecer mais tarde do que cedo. Lá para o outono, na melhor das hipóteses.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado